Pele a escamar? Escaldões? Eis como podes tratar

São aqueles males típicos dos descuidos do verão. Foste à praia ou à piscina, apanhaste demasiado sol e agora tens um escaldão ou até a pele a escamar? Eis o que podes fazer.

Apesar de não nos cansarmos de repetir como é importante aplicar protetor solar, em todas as áreas do corpo expostas e várias vezes ao dia, por vezes as queimaduras solares acontecem. Ou porque ficaste demasiado tempo ao sol, ou porque o protetor estava mal espalhado.

A pele fica vermelha, irritada, dá comichão e começa a escamar. Mas antes de sequer pensares em começar a puxar a pele que vai escamando, sabe que este é um erro enorme.

Untitled-6

Isto pode provocar ainda mais irritação e até uma infeção ou cicatrizes. É preferível cortar com cuidado as peles que já estão a sair e depois aplicar uma pomada anti-bacteriana.

Mas, antes de mais deves beber muita água, pois manteres-te hidratado é a chave para ter uma pele saudável.

Tomar banho ou duche com água morna – mais para o frio – pois a água quente retira os óleos naturais da pele e agravar o estado da pele que está por baixo da que está a escamar. Para evitar fazer mais danos nesta pele sensível, em vez de te secares esfregando a toalha, dá apenas pequenos toques para secar esta zona.

Se tens comichão, aplica um pouco de gelo na zona para aliviar esta sensação e evitar coçar. Podes ainda aplicar um pano molhado em leite frio para aliviar a sensação de comichão e de ardor. Aplicar uma pasta de aveia (sem esfregar) também pode aliviar os sintomas.

Depois deves hidratar muito bem a pele com um hidratante específico para as queimaduras solares ou pele a escamar. Pomadas como Biafine, Bepanthene e Halibut também ajudam bastante a lidar com escaldões.


Sobre o Autor

ELEgante

O homem urbano e cosmopolita, moderno e com bom gosto. Sabe o que quer, vive como gosta.