ISCTE retira boneco da polémica

Colocaram ontem nos corredores do ISCTE um boneco no qual era suposto as pessoas baterem com um taco de baseball para aliviarem o stress.

Foi fornecido por uma empresa daquelas que têm salas onde podes ir partir cenas, com o objetivo de promover os seus serviços. Ora gerou-se a maior polémica, porque o boneco era preto!

Sim, vieram com a conversa do racismo. Não se podia incentivar bater no boneco… porque era preto. Vivemos tempos completamente idiotas: estava tudo bem incentivar descarregar o stress à paulada… se o boneco não fosse preto! Mas que merda?

Miguel Vale de Almeida, antigo deputado socialista e professor da faculdade, que atualmente desempenha o cargo de diretor do curso de Antropologia e pertence também ao centro de investigação em antropologia, foi um dos maiores críticos e fez questão de expressar a sua indignação nas redes sociais:

Incrivelmente a discussão que se gerou foi em volta da cor do boneco, sendo que os promotores garantiam que só tinha ficado preto por levar pancada, e de outro lado se apontava dedo ao racismo. Pura estupidez de ambos os lados da polémica.

O ISCTE agiu rapidamente e hoje o dito boneco já tinha sido removido. 

Tudo isto é um excelente case study que podem discutir lá no ISCTE: tempos em que todos querem ser muito politicamente corretos, todos querem apontar o dedo e dizer que as coisas são inadmissíveis.. mas não há qualquer substância por detrás desta indignação.

São apenas comentários nas redes sociais para os nossos amigos lerem e pensarem que somos pessoas com valores e muito dignas. É só ridículo. 

Se nos importássemos realmente com o que está aqui em causa não incentivávamos a violência, fosse contra um avatar preto, branco, amarelo ou azul.

Hoje em dia é tudo machismo, racismo, clubismo, homofobia… é tudo motivo para se queixarem. Mas na verdade ninguém quer realmente saber de porra nenhuma a não ser do próprio umbigo.

São só polémicas de aparência, que aparecem e desaparecem em minutos.


Sobre o Autor

ELEgante

O homem urbano e cosmopolita, moderno e com bom gosto. Sabe o que quer, vive como gosta.