Erros comuns que envelhecem o rosto mais rapidamente

O dia-a-dia está repleto de ameaças que nos fazem envelhecer mais depressa… por dentro e por fora. Enquanto as mulheres já se habituaram a ter alguns cuidados com a pele, os homens tendem a descuidar-se mais.

Se até aos 20 e tal, 30 anos esta questão nem nos passa pela cabeça, quando começam a surgir as primeiras rugas percebemos que a nossa pele está a mudar. Há coisas que podemos fazer para não a deixarmos envelhecer tão depressa.

Untitled-2

Enquanto a má alimentação e o sedentarismo nos tiram anos de vida – acelerando o envelhecimento interno – existem hábitos rotineiros que nos fazem parecer mais velhos, afetando em particular o rosto.

Se gostas de estar sempre em locais quentes, a revista Health tem um alerta: o ambiente seco e quente pode inflamar a pele, deixando marcas de envelhecimento como as manchas.

Franzir os lábios quando se bebe de uma palhinha é um desses hábitos, diz a revista, colocando-o também entre os cinco erros mais comuns que aceleram o envelhecimento do rosto. De acordo com a publicação este hábito pode causar rugas prematuras junto aos lábios. Não sabemos ser será tão grave quanto isso a menos que se beba SEMPRE por uma palhinha, o que diga-se de passagem, é bastante fru-fru. Se costumas beber com palhinha ao menos evita o “eye contact” enquanto o fazes.

O tabaco é dos piores inimigos da pele. Se fumas, este é mesmo um ponto que tem de mudar, não só pela aparência mas pelas consequências a nível interno. Ao fim de alguns meses sem fumar a pele melhora visivelmente.

Dormir de barriga para baixo ou de lado pode ir deixando marcas, uma vez que o risco de rugas aumenta pela pressão que o rosto faz contra a almofada.

Como não poderia deixar de ser, a alimentação tem também algo a dizer no envelhecimento precoce do rosto, especialmente quando é feita uma dieta pobre em gordura. Embora seja a opção de muitas pessoas para perder peso, a escassez de alimentos com gordura faz com que a pele seque e vá perdendo parte do brilho natural.

Beber muita água também é fundamental.

O uso de protetor solar apenas na praia é também um erro, diz a publicação. Proteger a pele do sol e hidratá-la frequentemente são preciosas ajudas para a manter jovem.


Sobre o Autor

ELEgante

O homem urbano e cosmopolita, moderno e com bom gosto. Sabe o que quer, vive como gosta.