Se tens “CARA DE BANDIDO” podes estar tramado!

untitled-1

A inteligência artificial vai tomar conta das nossas vidas num futuro muito próximo, isso já não é ficção científica, é algo praticamente certo.

Se algumas aplicações são muito interessantes e prometem melhorar em muito a qualidade de vida, outras podem ser bastante preocupantes. Imagina uma cidade em que todos os teus passos são filmados: a videovigilância é omnipresente.

Imagina também, que há uma entidade de inteligência artificial a analisar em tempo real toda a gente que passa no sistema de videovigilância para detectar potenciais criminosos mesmo antes de eles agirem. Aterrador, não é? Não está tão longe quanto isso.

O combate ao crime pode vir a ser revolucionado por uma inteligência artificial (IA) criada por dois investigadores da Universidade Jiao Tong de Xangai, Xiaolin Wu e Xi Zhang. Esta IA é capaz de saber quem é um criminoso com base na análise da sua cara.

Acredites ou não a verdade é nos testes foram submetidas 1856 fotografias de homens entre os 18 e os 56 anos, sem pelo facial, sendo que apenas metade deles tinha antecedentes criminais.

90% das fotografias foram usadas para treinar, enquanto os restantes 10% foram utilizados para efeitos de teste onde a IA conseguiu uma taxa de precisão de 89,5%.

“Estes resultados altamente consistentes são provas para a validade da inferência induzida pela cara automatizada para a criminalidade, apesar da controvérsia histórica a propósito deste tema. Por outras palavras, as caras de público cumpridor da lei tem uma maior semelhança quando comparadas com as caras de criminosos ou criminosos que tenham uma taxa mais alta de desigualdade em aspeto facial que pessoas normais”, notaram os investigadores ao MIT Technology Review.

Por isso se tens cara de bandido, cuidado. Um dia destes a AI POLICE pode vir bater-te à porta preventivamente.. só para garantir que não causas problemas.


Sobre o Autor

ELEgante

O homem urbano e cosmopolita, moderno e com bom gosto. Sabe o que quer, vive como gosta.