Estudo Prova que os Nossos Cães PERCEBEM o que Dizemos

Os cães conseguem processar a linguagem e a entoação e até as combinam para interpretar melhor o que o dono diz.

Isto não é novidade para ninguém que tenha um cão, mesmo que quem não tem os tome por loucos quando falam para o seu fiel companheiro.

Há quem acredite que os cães só percebem o tom, independentemente do que se diga, mas este estudo mostra que isso é falso e a sua capacidade de nos perceber é maior do que se julgava.


homem cão cães

Uma equipa de cientistas da Universidade Eotvos Loránd University em Budapeste, na Hungria, usou ressonância magnética funcional para descobrir como os cães processavam a linguagem e a entonação.

Este estudo explica que os cães, treinados para ficar parados numa máquina de ressonância magnética, ouviram a voz dos seus treinadores a dar-lhe elogios, ora com um tom de entusiasmo ora com um tom neutro.

Os dados da ressonância revelaram que os cães realmente processam o vocabulário e conseguem reconhecer palavras individuais usando o hemisfério esquerdo do cérebro, tal como os seres humanos.

A equipa também monitorizou o centro de recompensa do cérebro e descobriu que os cães responderam melhor às palavras elogiosas ditas com um tom de entusiasmo.

Isto mostra, segundo Attila Andics, que “os cães não só separaram o que dizemos de como dizemos, mas que também conseguem combinar os dois para uma interpretação correta do que essas palavras realmente queriam dizer”.

Parece que a sua capacidade de compreensão está acima da de muitos humanos. Mais uma vez, não será novidade para quem tem a sorte de os ter na sua vida.

homem cão cães

Sobre o Autor

ELEgante

O homem urbano e cosmopolita, moderno e com bom gosto. Sabe o que quer, vive como gosta.