MOCA DE SONO: Porque é que às vezes ficas AINDA MAIS cansado depois de dormir?

Alguma vez reparaste que quando dormes mais horas do que estás habituado, por vezes ficas ainda mais podre do que estavas antes do descanso?

Com vidas agitadas e muito stress à mistura muitas pessoas não conseguem dormir o suficiente e isso faz com que ao longo da semana o cansaço se vá acumulando.

E geralmente a solução é compensar o sono perdido dormindo horas a fio no primeiro dia que tenham livre. Infelizmente, na maioria das vezes não funciona, acabando até por nos deixar mais cansado.


Cansado com sono ressaca

O sono não se “compensa” dormindo muito, isso é um erro. Isso implicaria que o nosso corpo ignorasse os ritmos circadianos do sono – que também avisam quando é hora de despertar.

Se dormirmos fora de horas e dos nossos padrões habituais, esses ciclos estarão ativos, portanto o nosso corpo não está realmente a compensar o descanso perdido e por isso pode originar uma ‘ressaca do sono’ – com dores de cabeça, má disposição, dores musculares e olhos vermelhos.

A chave para um bom descanso é que o nosso corpo reconheça uma rotina e associe determinadas horas com o sono.

Segundo Brant Hasler, psicólogo da Universidade de Pittsburgh, na Pensilvânia, Estados Unidos, recomenda-se acordar todos os dias aproximadamente à mesma hora, mesmo quando não tens de trabalhar, para não ficares com estes sintomas e conseguires descansar bem.

No máximo, os especialistas dizem que podes alargar o teu período de sono até às nove horas, mas não mais do que isso. Dormir demais, e de forma irregular (uns dias muito, outros muito pouco) pode até estar ligado a doenças como diabetes, obesidade, depressão ou infeções.


Sobre o Autor

ELEgante

O homem urbano e cosmopolita, moderno e com bom gosto. Sabe o que quer, vive como gosta.