DÉJÀ VU: Três Explicações para esse estranho fenómeno

Há 3 razões que podem explicar porque é que por vezes temos a sensação de já ter vivido anteriormente um momento que está a acontecer.

Sabes quando estás num sítio novo ou a ter uma conversa e de repente tens aquela sensação estranha de que já estiveste ali ou já tiveste aquela conversa? A isso chama-se ter um ‘déjà vu’.


Untitled-1

‘Déjà vu’ é uma expressão francesa que se traduz em ‘algo já visto’. De acordo com um estudo realizado em 2003, duas em cada três pessoas já sentiram isto pelo menos uma vez na vida. Apesar de ser bastante comum ainda é pouco estudado.

O Matrix apresentava uma explicação: um ‘déjà vu’ é um erro no sistema, quando alteram algo no Matrix:


Sem contar com essa, há três possíveis explicações que os investigadores apontam:

1- O nosso cérebro está programado para reconhecer padrões e se lembrar das coisas. Às vezes engana-se e acha que reconhece a situação, mesmo não sendo verdade. Se já estiveste num local com uma decoração semelhante, por exemplo, o cérebro pode desencadear esse mecanismo e dar-te a entender que tudo ali já foi visto.

2- Viajas muito. Segundo os investigadores, as pessoas que viajam muito e que se conseguem lembrar dos sonhos têm mais tendência para ter ‘déjà vu’. Mais uma vez prende-se com o mecanismo do nosso cérebro que tenta reconhecer o ambiente à tua volta. Quanto mais ambientes novos conheces, mais difícil fica a tarefa do cérebro.

3- Tens algum problema no cérebro. Alguns tipos de epilepsia, por exemplo, podem provocar a sensação de ‘déjà vu’ logo após uma convulsão. Pode ainda ser um sinal de que o teu cérebro não está a conseguir combinar várias informações.

Resumindo, o ‘déjà vu’ é, tal como o Matrix sugeria, um erro no sistema. Neste caso o sistema é a tua memória.


Sobre o Autor

ELEgante

O homem urbano e cosmopolita, moderno e com bom gosto. Sabe o que quer, vive como gosta.