Eis as Causas do Cansaço que Sentes Diariamente

Uma coisa é sentires-te cansado depois de um dia inteiro a assentar tijolo. Isso é perfeitamente normal.

Outra é acordares logo cansado ou dares por ti a ficar afundado no sofá por uma moleza extrema sem que tenha havido uma atividade desgastante que o justifique. Porque é que isso acontece? Maus hábitos podem estar na origem desse cansaço parasita.


Untitled-2

A falta de exercício físico é um dos motivos mais frequentes e dos que faz ainda soar os alarmes no que toca à saúde, uma vez que está associado ao sedentarismo (que, por si só, é causa e consequência de uma série de problemas de saúde). Quanto mais puxares pelo teu corpo, menos cansado te vais sentir no dia a dia.

Mas a falta de qualidade de sono é também um indicador comum do cansaço das pessoas. Dormir bem, o número de horas suficiente e, de preferência, sempre no mesmo horário, aumenta a qualidade do sono. Habitua o teu corpo a uma rotina estável, indo dormir e acordando aproximadamente à mesma hora todos os dias.

O consumo exagerado de café, algo que faz com que a cafeína tenha um efeito contrário ao pretendido – que é dar energia. A cafeína é uma droga estimulante mas não te fornece “energia verdadeira”, apenas te faz entrar em modo turbo. Durante o período em que a cafeína está a fazer efeito estás na verdade a consumir mais energia do que o normal. Se abusares deste efeito vais esgotar as tuas reservas de energia e quando o efeito da cafeína passar vais-te sentir ainda mais cansado do que estavas inicialmente.

A carência de ferro – e possível anemia – é também uma das causas mais claras do cansaço constante, assim como a falta de vitaminas do complexo B na alimentação. Se for este o caso recomendamos que tomes um multivitamínico, como por exemplo este, que é barato e bastante completo: Okygen Essential Multivitamin .

Quanto ao ferro, uma dieta com carnes vermelhas, feijão, quinoa, espinafres ajuda bastante. Caso não tenhas muita noção da quantidade de ferro disponível em cada alimento, também está disponível na forma de suplemento.

6 Sinais de que os teus rins não estão a funcionar bem

Em particular quando a temperatura sobe, aquela ‘moleza’ que se sente pode ser apenas a necessidade do corpo ser hidratado. Bebe água! Também ajuda muito beber dois copos cheios de água logo de manhã, para cortar aquela moleza matinal.

O consumo elevado de açúcar também pode provocar cansaço, assim como uma dieta pobre em proteínas e a incapacidade de controlar o stress.

 Mas o cansaço constante não é apenas uma consequência de maus hábitos e de uma alimentação deficiente, pode ser o espelho de problemas na tiroide.

 


Sobre o Autor

ELEgante

O homem urbano e cosmopolita, moderno e com bom gosto. Sabe o que quer, vive como gosta.