Vê como Proteger os teus Olhos: Radiação solar em niveis máximos

A Sociedade Portuguesa de Oftalmologia (SPO) alertou hoje para os riscos da radiação solar no verão, que pode causar lesões na córnea e retinopatia se os olhos não forem devidamente protegidos.

No verão, o reflexo da luz solar na areia e na água pode desencadear lesões na córnea e a observação direta do sol pode provocar retinopatia solar”

Untitled-4

Com o aumento dos índices de raios ultravioleta (UV) e a maior exposição à radiação solar os olhos ficam particularmente expostos a certos agentes agressores, acrescenta.

“Em casos extremos pode haver um sério compromisso da função visual”, explica Rita Flores, oftalmologista e secretária geral da SPO.

Além do risco de lesões na córnea e de retinopatia solar (queimadura na macula), “a radiação UV pode propiciar o aparecimento de catarata, desenvolvimento de tecidos anómalos na superfície ocular como os pterígios e neoplasias malignas”, acrescentou a especialista.

Segundo a médica, todas as pessoas estão suscetíveis aos danos que a radiação UV pode provocar, mas as crianças, indivíduos de pele clara e pessoas com certas doenças oculares, como as distrofias retinianas, são particularmente vulneráveis.

Entre os conselhos da SPO para proteger a visão, contam-se o uso de chapéu e a óculos de sol com filtros adequados, uma alimentação rica em ómega 3 e uma hidratação adequada, bem como lavagem dos olhos com soro fisiológico no caso de agressão por grãos de areia.

Se ainda não tens uns bons óculos de sol com filtro UV, há uma marca portuguesa que tem modelos espetaculares conjugando os mais elevados padrões de proteção solar com linhas elegantes e um preço fantástico. Aqui ficam algumas sugestões:

OakSkin V2 ( quase a esgotar ) ( Comprar )
Untitled-1

Fresh Vintage ( Comprar )
Untitled-2

A SPO alerta ainda para que se evite o uso excessivo de ar condicionado, assim como de computador ou tablet, porque diminuem a produção de lágrima e aumentam o olho seco.

A organização recomenda ainda o uso de óculos de natação nas piscinas para evitar lesões que possam ser causadas pelo cloro.


Sobre o Autor

ELEgante

O homem urbano e cosmopolita, moderno e com bom gosto. Sabe o que quer, vive como gosta.