90% dos AVCs podiam ser evitados com mudanças simples no estilo de vida

Os Acidentes Vasculares Cerebrais (AVC) são uma das principais causas de morte no nosso país.

Os médicos advertem que 90% dos acidentes vasculares cerebrais poderiam ser evitados com mudanças simples no estilo de vida e indicam 10 fatores a controlar.

Da obesidade à hipertensão, os especialistas da Universidade McMaster, em Ontário, em colaboração com especialistas de 32 países, identificaram os dez principais desencadeadores de AVC.

Untitled-5

1. Hipertensão. Esta condição força o sangue contra as paredes das artérias de uma forma que provoca uma pressão incapacitante. O estudo destaca que tratar ou controlar a hipertensão nos pacientes poderia reduzir o risco de estes sofrerem um AVC em 48%.

2. Falta de exercício físico. O estudo concluiu que se as pessoas fossem fisicamente mais ativas veriam o seu risco de AVC reduzido em cerca de 36%.

3. Um dieta pouco saudável. Os investigadores destacam que fazer uma dieta saudável pode reduzir o risco de sofrer um AVC em 19%.

4. Obesidade. A obesidade tem um impacto devastador na saúde do coração.

5. Fumar. Deixar de fumar pode reduzir o risco de AVC em cerca de 12%, destacam os especialistas.

6. Problemas cardiovasculares. Ter um coração saudável reduz o risco de sofrer um AVC em cerca de 90%. É bom fazer uma monitorização regular para detetar eventuais problemas com tempo.

7. Diabetes. As pessoas com diabetes estão mais propensas a desenvolver coágulos no sangue, que são uma das principais causas de AVC.

8. Consumir bebidas alcoólicas. O consumo excessivo de álcool faz com que a tensão arterial vá aumentando ao longo do tempo, sendo que esta é uma das principais causas de AVC.

9. Stress. Vários estudos já sugeriram que o stress e a depressão aumentam bastante o risco de AVC, especialmente em pessoas mais velhas.

10. Colesterol. Os níveis elevados de colesterol no sangue podem provocar dislipidemia, bloqueando as artérias, restringindo o fluxo de sangue para o coração e levando a um acidente vascular cerebral.


Sobre o Autor

ELEgante

O homem urbano e cosmopolita, moderno e com bom gosto. Sabe o que quer, vive como gosta.