Com a crescente utilização de aparelhos da Apple é apenas natural que surjam cada vez mais tentativas de explorar falhas de segurança.
Há quem pense que os macs são “imunes” a virus e malware, mas isso não é de todo verdade. Sendo incomparavelmente mais raras as ameaças para OS X do que para Windows, a verdade é que elas também existem.
No entanto o sistema vem protegido de origem, sendo necessário que o utilizador autorize expressamente que a aplicação corra para ficar infectado.
O Bitdefender Labs descobriu aquilo que diz ser o “segundo exemplo de verdadeiro malware para Mac a entrar em circulação este ano”. O ‘Backdoor.MAC.Elanor’ está disponível para download em alguns sites conhecidos.
Diz o 9to5Mac, citando o Bitdefender Labs, que o backdoor está “embebido numa aplicação de conversão de ficheiros falsa que é acessível online através de sites reputados que oferecem aplicações e software para Mac”.
A aplicação em questão é o ‘EasyDoc Converter.app’, um conversor de ficheiros que descarrega código malicioso para o computador.
“Este tipo de malware é particularmente perigoso uma vez que é difícil de detetar e oferece ao atacante controlo total do sistema comprometido”, indica Tiberius Axinte, diretor técnico do Bitdefender.
O especialista alerta ainda que “alguém pode bloquear [o utilizador] fora do computador”, roubar dados ou simplesmente controlar a webcam do aparelho.
Um ponto positivo é que a aplicação em questão não está associada a uma Apple Developer ID, o que significa que se o Mac estiver definido para abrir aplicações apenas da Mac App Store ou de developers conhecidos, o ‘EasyDoc Converter.app’ não irá abrir.