Tabata: 4 minutos de treino intenso‏

Uma das metodologias mais populares para a perda de peso é o treino intervalado de alta intensidade (HIIT).

Dentro dos vários tipos de treino intervalado, o Protocolo Tabata tem se tornado um dos mais populares, devido à sua curta duração e execução simples.

Embora o treino Tabata tenha como princípio o aumento da capacidade cardiovascular, é também um acelerador de metabolismo, ajudando na perda de peso.

Para quem dispõe de pouco tempo para treinar, não tem acesso a equipamentos de ginásio, ou facilmente se aborrece pela monotonia do treino, esta pode muito bem ser uma das melhores soluções.


wod crossfit tabata workout gym

O que é o Protocolo Tabata?

O Treino Tabata consiste num treino de 4 minutos, com o total de 8 intervalos de treino, cada um com a duração de 20 segundos em que se realiza determinado exercício em esforço máximo, intercalados por intervalos de 10 segundos reservados para recuperação ativa.

Este tipo de treino tem sido adaptado pelos profissionais de exercício em função dos objetivos que se pretendem alcançar. Poderão assim executar-se Tabatas compostos apenas por um exercício, ou englobar vários exercícios distintos no mesmo.

É possível ainda executar-se vários Tabatas na mesma sessão de treino, mas para os que pretendem perder peso, o segredo é apenas um.


Proteína Batido shaker

Qual a regra para criar um Tabata que potencie a perda de peso?

Executar, em alta intensidade, exercícios que recrutem o máximo de grupos musculares possíveis. São exemplos: agachamentos, flexões, burpees, exercícios pliométricos, sprints, etc.

Para potencializar os resultados do treino Tabata, devem realizar-se o máximo de repetições possíveis no primeiro intervalo e tentar manter o mesmo número de repetições nos intervalos subsequentes.

Desta forma, garantimos um nível de intensidade alto.

Antes de iniciar algum dos planos apresentados, será importante fazer uma avaliação da condição física e experiência de treino, para que se possa escolher o mais adequado ao nível de fitness de cada um, executando-o 2 a 3 vezes por semana.

Devem reservar-se, tal como em todos os treinos, alguns minutos para um breve aquecimento, assim como para um período de recuperação no final da sessão.

Se necessário, uma suplementação ajustada aos objetivos poderá ser considerada.

EXTRA: Uma coisa que acho fundamental para os tabatas é a música. Fica muito mais fácil fazer com a música certa. Esta por exemplo é excelente para quem está a começar se habituar aos tempos.

Untitled-2

És cliente da PROZIS? Temos boas notícias para ti. Tens sempre direito a 10% de DESCONTO DIRETO no valor total do carrinho ( e por vezes recebes ofertas extra ).

Para isso basta aplicares o código AINANAS no 4º passo do checkout em todas as encomendas que faças na Prozis ( o código nunca muda ).

Definir e Tonificar os Musculos


Sobre o Autor

Prozis Portugal

A melhor online loja de nutrição desportiva e suplementos alimentares.