“Atletas de fim de semana” tem 800% mais Risco de Enfarte

Há algo quase tão mau para a nossa saúde como não praticar exercício nenhum e infelizmente é um hábito cada vez mais frequente.

Basicamente é aquela malta que leva uma vida bastante sedentária mas quando tem oportunidade, na folga ou ao fim de semana, mete-se a fazer exercício à bruta para tentar “compensar” os dias em que esteve parado.

Atenção, isto aplica-se não só aos atletas de fim de semana mas também a quem esteve parado e agora quer começar à bruta na operação bikini 2019: podem estar a deixar o coração em risco.

A Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e Desporto alerta que tornar-se um ‘atleta de fim de semana’ pode ser altamente prejudicial para o o coração e músculos.

Aliás a própria Organização Mundial da Saúde (OMS) considera que os adultos necessitam de praticar no mínimo 150 minutos de atividade física de baixa a média intensidade por semana ou pelo menos por metade desse tempo de algum tipo de atividade vigorosa, de modo a garantir um melhor condicionamento físico.

Segundo diretrizes norte-americanas, o ideal é manter uma frequência de 30 minutos diários de exercício físico de qualquer intensidade para a manutenção da saúde física e psicológica e diminuir igualmente o risco de de aparecimento de doenças cardíacas e até de cancro.

“O problema com os ‘atletas de fim de semana’ é justamente a falta de periodicidade nos exercícios, o que pode aumentar em até oito vezes as chances de desenvolverem doenças cardiovasculares, como arritmia e insuficiência cardíaca, ou mesmo de sofrer um enfarte. Isso porque quando fazemos alguma atividade apenas durante uma ou duas vezes por semana, como correr, pedalar ou jogar à bola, o coração não está preparado para a sobrecarga de esforço repentino. Já nos casos de uma rotina de treinos mais frequentes, o corpo adapta-se mais facilmente” – Marcelo Sobral, cirurgião cardiovascular

É necessário que o desportista tenha em atenção a intensidade, duração, frequência e modalidade do exercício para obter sucesso na rotina de treinos e mais qualidade de vida. O especialista sugere:

“Uma boa dica é distribuir as atividades ao longo da semana, fazendo em média 30 minutos de atividade física, cinco vezes por semana, alternando a intensidade e diversificando o tipo de exercício, para estimular diferentes grupos musculares e evitar assim a sobrecarga do coração e dos músculos.”

Sobral destaca ainda que é fundamental ter acompanhamento médico antes de começar qualquer tipo de prática desportiva e que os treinos devem ser guiados por um profissional habilitado.

“Praticar exercício no fim de semana, pode ser ótimo para aliviar o stress da semana e um grande incentivo para quem quer adotar uma rotina mais saudável, mas é indispensável treinar frequentemente para ter realmente saúde”

 

Untitled-2

És cliente da PROZIS? Temos boas notícias para ti. Tens sempre direito a 10% de DESCONTO DIRETO no valor total do carrinho ( e por vezes recebes ofertas extra ).

Para isso basta aplicares o código AINANAS no 4º passo do checkout em todas as encomendas que faças na Prozis ( o código nunca muda ).

Definir e Tonificar os Musculos


Sobre o Autor

ELEgante

O homem urbano e cosmopolita, moderno e com bom gosto. Sabe o que quer, vive como gosta.