Treino Intervalado de Alta Intensidade: o que é isso do HIIT?

Parece que foi descoberto o santo graal do exercício físico: o treino intervalado de alta intensidade (ou HIIT). Mas afinal o que é isto do HIIT?

Tal como o nome indica, é um método de treino no qual se pratica determinado exercício a alta intensidade durante certo período de tempo, com intervalos.

Por exemplo: 30 seg de squat jump + 30 seg push up + 30 seg lunge jump + 30 seg triceps dips (total de 2 min a alta intensidade onde se executa o maior número de repetições possível). Descansa 30 seg e repete 4 vezes.

Estará agora a prescrição do exercício a descurar décadas de pesquisa académica? Será que é preciso alguém aparecer com umas teorias e logo se coloca tudo em questão?

hiit

Nem tudo são rosas. É preciso conhecer os aspectos negativos e o que pode correr mal.
Vamos então analisar. Se utiliza HIIT e tem pouca habituação ao treino, fique ciente que a sua frequência cardíaca oscila muito, estando a maior parte do tempo superior a 90% da sua frequência cardíaca máxima, com vários picos durante o exercício, aumentando o risco de anomalias cardíacas imediatas. A maior parte dos exercícios irá stressar as suas articulações, já que é necessário um aumento da velocidade de execução, aumentando o risco de lesão. Também poderá sentir uma diminuição da glicémia e oscilações da pressão sanguínea, ocorrendo tonturas. Além disso, porque o exercício é tão extenuante puxando até ao limite, poderá levar a que falhe na sua execução e consequente perda de motivação para a sua continuidade no futuro. Nos dias seguintes poderá ocorrer um descontrolo hormonal que reduzirá as suas funções diárias normais. Para não dizer que não é possível treinar todos os dias caso opte por esta metodologia, já que é necessário mais tempo de recuperação entre sessões.

Quais são então as vantagens?
Para quem já tem alguma resistência e habituação ao treino, a metodologia do HIIT permite um aumento da massa muscular (e falamos em conteúdo, não só volume) e do metabolismo nos dias seguintes à sessão. O dispêndio calórico é elevado e permite a queima de gordura continuada. Aumenta o número e o tamanho das células produtoras de energia, conseguindo um consequente aumento das reservas energéticas. E tudo isto sem equipamento.

Mas será que não é possível atingir os meus objetivos recorrendo a outra metodologia?
Na TeamFit PT não acreditamos em formulas mágicas e não utilizamos apenas uma metodologia, mas sim várias. Cada pessoa reage de forma diferente a diversos estímulos, e portanto o nosso trabalho é adaptar a melhor metodologia a cada caso. É esta a característica que nos distingue do vasto mundo de personal training. Analisamos cada uma das situações específicas e trabalhamos de forma diferente em cada etapa do desenvolvimento físico. E é por isso que o nosso leque de clientes é tão variado; eles sabem que são diferentes… e únicos!

Untitled-2

És cliente da PROZIS? Temos boas notícias para ti. Tens sempre direito a 10% de DESCONTO DIRETO no valor total do carrinho ( e por vezes recebes ofertas extra ).

Para isso basta aplicares o código AINANAS no 4º passo do checkout em todas as encomendas que faças na Prozis ( o código nunca muda ).

Definir e Tonificar os Musculos


Sobre o Autor

Nuno André Nunes

Founder & Head Personal Trainer da TeamFit PT. Foundation Sports Manager no Chelsea Football Club.