Sol irá destruir a Terra muito mais cedo do que o Previsto

Que o sol irá, mais cedo ou mais tarde, destruir a Terra é algo que já poucos questionam. Resta saber quando isso acontecerá.

Ninguém sabe ao certo, e mesmo os viciados em apostas desportivas não vão poder ganhar dinheiro à conta deste fenómeno porque nenhum de nós estará cá para o ver… nem na altura em que acontecer, nem muito menos depois.

Na verdade, sermos destruidos pelo Sol é “o melhor” que nos pode acontecer. Será esse o fim de vida natural para este Planeta e é algo que acontece constantemente por esse Universo fora.

Posto isto, é possível que já tenhamos sido eliminados por um asteroide qualquer muito antes de a expansão da nossa estrela fazer subir fatalmente a temperatura do Planeta. Ou mesmo causado a nossa própria destruição antes de o sol nos esturricar.

Caso por algum milagre isso não aconteça, pode ser que escapemos à destruição colonizando outros Planetas. Ainda temos “algum” tempo para pensar nisso, mas não tanto como se supunha.

As conclusões são da astrofísica Jillian Scudder da Universidade de Sussex, que prevê que a Terra tem ‘apenas’ mais cinco mil milhões de vida.

Só para colocar as coisas em perspectiva, estima-se que o homo sapiens sapiens exista há apenas 350 mil anos. É completamente impossível que existamos daqui a 5 mil milhões de anos, pelo menos na nossa forma atual. Ou seremos criaturas inimaginavelmente evoluídas.. ou simplesmente estaremos extintos muito antes disso.

untitled-1

5 mil milhões de anos é muita fruta e definitivamente dá-nos mais do que tempo suficiente para garantir a nossa própria extinção ou uma destruição precoce do Planeta. Se continuarmos a esgotar recursos naturais, a poluir e a criar guerras à velocidade atual, certamente não faltará muito.

Se por algum milagre lá chegarmos, a expansão do Sol será acompanhada por um aumento de temperatura de 10% a cada mil milhões de anos, o suficiente para aquecer os oceanos ao ponto de contribuir para o efeito de estufa e aumentar ainda mais a temperatura.

“No geral, o que acontecerá que a quantidade crescente de calor do sol fará com que evapore mais água da superfície e permaneça na atmosfera. A água agirá então como gás de efeito de estufa e armazenará mais calor, o que acelerará a evaporação.” – Jillian Scudder

Não vai ser bonito de se ver, mas se a humanidade ainda existir daqui a 5 mil milhões de anos será forçosamente uma espécie interplanetária e o fim do Planeta Terra – ainda que deixando saudades – não vai ser dramático.

 


Sobre o Autor

ELEgante

O homem urbano e cosmopolita, moderno e com bom gosto. Sabe o que quer, vive como gosta.