Irão dispara míssil e Trump lança ameaça: estão “sob aviso”

A tensão continua a aumentar entre o Irão e os Estados Unidos: Depois de uma movimentação bélica dos iranianos, o Presidente norte-americano utilizou o Twitter para lançar um aviso, em tom de ameaça.

Donald Trump usou hoje o Twitter para anunciar que “o Irão foi colocado formalmente sob aviso por disparar um míssil balístico” aproveitando a oportunidade para lamentar vezes em que anteriormente os Estados Unidos ajudaram aquele país.

Segundo a Lusa, o Irão realizou no domingo um teste de um míssil balístico de médio alcance, que explodiu depois de percorrer cerca de mil quilómetros. Na segunda-feira os houthis xiitas, rebeldes iemenitas apoiados pelo Irão, bombardearam com sucesso uma fragata saudita no Mar Vermelho.

A posição de Donald Trump reitera as palavras proferidas por Michael Flynn, conselheiro para a segurança nacional. No entanto, a Casa Branca ainda não deu detalhes sobre como pensa proceder a partir de agora.

Ao pedir esclarecimentos, o porta-voz da Casa Branca, Sean Spicer, disse que o presidente queria certificar-se de que os iranianos “entendam que não vamos ficar sentados e não agir sobre as suas ações”, citado pelo The Guardian.

O Irão já reagiu dizendo que vai continuar as “atividades de autodefesa” . Os iranianos garantem que não vão “pedir permissão a nenhum país para se defenderem.”

Flynn afirmou que o Irão “continua a ameaçar os amigos dos Estados Unidos e os seus aliados na região” e sublinhou que a administração Trump considera que os acordos assinados pelo governo anterior de Barack Obama são “fracos e ineficazes”.

No dia anterior a estas declarações, Nikki Haley, a embaixadora norte-americana junto das Nações Unidas, tinha considerado “absolutamente inaceitável” o ensaio do míssil balístico e prometido que o seu país iria dar-lhe uma resposta, sem elaborar.

FONTE: JE


Sobre o Autor

ELEgante

O homem urbano e cosmopolita, moderno e com bom gosto. Sabe o que quer, vive como gosta.