Cabelos brancos aos 20 e tal? Estes são os 5 grandes culpados!

Ao contrário do que alguns possam pensar, os cabelos brancos não aparecem só na velhice. Há quem os tenha em abundância logo a partir dos 20 e tal e alguns mesmo na adolescencia.

Normalmente é mais fácil para os homens do que para as mulheres lidar com este aparecimento precoce, embora nem sempre seja esse o caso.

Numa sociedade como a nossa em que a juventude é idolatrada, apresentar sinais exteriores associados ao envelhecimento pode não ser fácil para a autoestima.

Estes são cinco grandes ‘culpados’ dos cabelos brancos precoces, de acordo com o Shefinds:

Os genes são os principais responsáveis pela forma como envelhecemos e, apesar de nem sempre ser o caso, se os teus pais ou avós ficaram com cabelos brancos aos 25 anos é mais provável que também passes pelo mesmo. Isto não é sinal para alarme nem representa só por si nenhum problema.

A etnia e o género também têm influência. Tipicamente as mulheres começam a notar cabelos brancos aos 35 anos, enquanto os homens notam os primeiros sinais aos 30 anos. No que toca à etnia, os caucasianos tendem a ter cabelos brancos por volta dos 30 a 35 anos, enquanto os asiáticos tipicamente têm cabelos brancos por volta dos 38 anos e os afro-americanos geralmente não os têm até aos 40 anos.

A nutrição e a saúde também têm alguma relação com os cabelos brancos. No sentido em que a má nutrição e alguns problemas de saúde podem contribuir para o aparecimento de cabelos brancos. A deficiência de vitamina B-12, bem como a falta de proteína, vitiligo, anemia e problemas de tiroide e na pituitária podem estar relacionados com o aparecimento precoce de cabelos brancos.


Fumar regularmente, segundo alguns estudos, também pode aumentar o risco (em duas vezes e meia) de aparecimento precoce de cabelos brancos.

O stress gera alguma controvérsia pois, apesar de ser apontado popularmente como a principal causa dos cabelos brancos, não é assumido pelos cientistas como ‘culpado’ dos cabelos brancos. No entanto as hormonas de stress podem afetar a atividade das substâncias responsáveis pelo pigmento natural do cabelo.


Sobre o Autor

ELEgante

O homem urbano e cosmopolita, moderno e com bom gosto. Sabe o que quer, vive como gosta.