Biclicletas elétricas gratuitas para os alunos de 15 Universidades e Politécnicos Portugueses

A nível nacional, serão adquiridas 3.234 bicicletas, 2.096 elétricas e 1.138 convencionais, com o objetivo de, até ao ano de 2018, serem percorridos mais de 2.412.141 quilómetros e economizadas 166,34 toneladas equivalentes de petróleo.

O projecto U-Bike Portugal vai trazer muita bicileta a 15 instituições de ensino superior de todo o país. O objectivo é alterar a repartição modal, reduzir o uso do automóvel e, consequentemente, melhorar a qualidade de vida dos cidadãos. E está comprovado: usar a bicicleta nas deslocações urbanas elimina stress e deixa-nos mais preparados para o dia de trabalho (ou de estudo!).

As 15 candidaturas aprovadas pelo POSEUR (Programa Operacional de Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos), no âmbito do U-Bike Portugal, representam um investimento total de 6 059 027,90 de euros e a atribuição de um valor de Fundo de Coesão na ordem dos 4 762 384,48 de euros.


untitled-2

Com vista a potenciar a adesão da comunidade académica ao projecto e alterar os comportamentos relativos às opções de mobilidade, serão desenvolvidos mais de 230 produtos de comunicação, sensibilização e promoção da mobilidade sustentável e energeticamente eficiente, de modo a alcançar 174 416 indivíduos das comunidades académicas aderentes:

– Instituto Politécnico de Leiria,
– Instituto Politécnico de Beja,
– Universidade de Évora,
– Universidade da Beira Interior,
– Universidade de Aveiro,
– Instituto Politécnico de Viana do Castelo,
– ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa,
– Universidade Nova de Lisboa,
– Instituto Politécnico de Bragança,
– Instituto Superior Técnico,
– Universidade do Porto,
– Instituto Politécnico do Cávado e do Ave,
– Universidade do Minho,
– Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro
– Instituto Politécnico do Porto

No caso do Politécnico de Leiria, por exemplo, o financiamento aprovado vai permitir a aquisição de 220 as bicicletas eléctricas para a comunidade académica. Aos olhos da câmara municipal de Leiria, que participou também na candidatura ao U-Bike, esta é acção de “extrema relevância e passível de ser disseminado, pelo município, para todo o seu território, no sentido de promover maior conforto urbano, na sua vertente social e ambiental”.

A aprovação da operação UBI permite o financiamento para aquisição inicial de cem bicicletas elétricas e construção de docas junto aos polos da universidade, com capacidade para o carregamento de grande parte das bicicletas.

Em comunicado a UBI destaca a importância deste projeto para a Covilhã, com “uma relevância acrescida pela orografia e expansão fragmentada da cidade”. Não sabia o que era orografia por isso fui pesquisar. Caso também não saibas poupo-te o trabalho: “A orografia é a parte da geografia física que se dedica à descrição de relevos (montanhas).”

O projeto, que entra em execução este mês e se prolonga pelos próximos 2 anos, visa “alterar comportamentos relativos às opções de mobilidade na comunidade académica, através da promoção de uma mobilidade ciclável. Ao mesmo tempo, pretende-se contribuir para a adoção de hábitos de mobilidade sustentáveis”.


Sobre o Autor

ELEgante

O homem urbano e cosmopolita, moderno e com bom gosto. Sabe o que quer, vive como gosta.