O Próximo MOZART poderá não ser HUMANO

untitled-1

O próximo Mozart ou Chopin poderá não ser humano. Investigadores estão a usar inteligência artificial para criar música e o potencial é MUITO interessante.

A música pode ser vista como uma espécie de linguagem de programação em que notas, e sequências de notas, são usadas de acordo com padrões. Para um ser humano, pode ser complicado processar e extrapolar estes padrões conscientemente, por isso a música assume a forma de arte que apenas alguns de nós, mais dotados, dominam.

Mas e se a inteligência artificial pudesse ser usada para compor nova música? Já há gente a trabalhar nisso. O processo é complexo e passar por usar neural networks. Depois de se ensinar ao computador milhares, ou milhões de músicas, ele analisa-as nota a nota e começa a perceber como a música funciona.

Aí, ao ser-lhe apresentada uma sequência de notas, ele consegue responder com uma outra sequência, musicalmente adequada. Brevemente poderá estar a compor a sua própria sinfonia. São tempos interessantes os que se avizinham. Tudo vai mudar tão radicalmente.

Vê só este que é um dos primeiros softwares a explorar o conceito na prática. Já está a funcionar!



Sobre o Autor

ELEgante

O homem urbano e cosmopolita, moderno e com bom gosto. Sabe o que quer, vive como gosta.