Asteroide do Tamanho de um Prédio Passou a Rasar a Terra e só se soube no último momento

A 27 de agosto estivemos “por um fio” de levar com um bruto calhau espacial do tamanho de um prédio, e nem soubemos de nada. Estás a ver mais ou menos a distância a que a lua está da Terra? Um asteroide de 35 metros de diâmetro passou a um quinto dessa distância.

Um asteróide de 35 metros passou invulgarmente perto da Terra, e foi detectado pelos cientistas apenas no último momento.


Untitled-3

A 27 de agosto, astrónomos do Centro de Planetas Menores (MPC) da União Astronómica Internacional, uma instituição norte-americana encarregada de compilar observações de asteróides e cometas, descobriram um asteróide a que chamaram 2016 QA2,

Segundo o Science Alert, este asteróide, que tem entre 16 e 42 metros de largura, chegou ao seu ponto mais perto da Terra no dia seguinte à sua detecção, a 28 de agosto.

Nessa data, o asteróide esteve a apenas 0,22 distâncias lunares da superfície do nosso planeta, aproximadamente 85 mil quilómetros.

Ou seja, o asteróide passou a cerca de um quinto da distância da Terra à Lua, que é de 384.403 quilómetros. Como é que um objeto celeste relativamente grande e tão próximo esteve quase a escapar da vista dos astrónomos?

A NASA estima que mais de 90% dos Near-Earth Objects (os “objetos próximos da Terra”) com diâmetro superior a um quilómetro tenham sido descobertos.

No entanto, até agora, terão sido detectados apenas 30% dos NEO com 160 metros, e 1% dos NEO de 30 metros de diâmetro.

Estas rochas espaciais são tramadas: demasiado pequenas para serem detectadas ao longe, mas suficientemente grandes para causar danos em caso de impacto.

Segundo relata o Gizmodo, o 2016 QA2 tem uma órbita elíptica incomum, que cruza as regiões planetárias de Mercúrio, Vénus e Marte, pouco visível a partir da Terra.


Sobre o Autor

ELEgante

O homem urbano e cosmopolita, moderno e com bom gosto. Sabe o que quer, vive como gosta.