Assaltante de 16 Anos morre Após ser Atingido a Tiro por Agente da PSP. Vem aí investigação.

Foi uma madrugada de crime que terminou em tragédia, custando a vida a um jovem de 16 anos.

André Gomes, conhecido como ‘Pika’, estava num veículo furtado que, segundo a PSP, esteve envolvido num assalto a uma pastelaria em Gondomar, onde foi roubada uma máquina de venda automática de tabaco.

Às 3h40 da madrugada de segunda para terça-feira, a PSP aborda quatro indivíduos num veículo, já no Porto. Um foi morto, outro foi detido, outros dois fugiram e até agora ainda não foram apanhados.

“Os suspeitos colocaram-se em fuga, vindo a abalroar uma viatura policial, bem como um segundo veiculo que estava no local, obrigando os agentes policiais, face ao risco para a sua integridade física, a efetuar disparos de arma de fogo, tendo sido atingido um dos ocupantes do veículo” – PSP, em comunicado

É na zona de Campanhã que o disparo fatal acontece. O ocupante do veículo, André Gomes, é o jovem assaltante de 16 anos natural do Porto que viria a morrer na sequência do tiro.

A ver se acabam rapidamente as férias de verão, porque a juventude está claramente desocupada há tempo demais…

Relembre-se que este caso surge numa altura em que um jovem de 14 anos morreu após agressões de um outro, de 16 anos, em Baguim do Monte, Gondomar. Mais, as autoridades iraquianas e portuguesas ainda se debruçam sobre as agressões que deixaram um outro adolescente, em Ponte de Sor, internado em estado grave.


Untitled-4

Para o agente que disparou a bala que viria a matar André ‘Pika’ Gomes, adivinha-se uma investigação pelo Ministério Público e pela Inspeção Geral da Administração Interna.

Nos últimos anos houve outros dois casos mediáticos de ações de agentes da autoridade que terminaram com punições.

Hugo Ernano, militar da GNR, encontra-se suspenso e com cortes no salários após em 2008 ter atingido mortalmente um jovem de 13 anos numa perseguição policial. O jovem teria sido levado pelo próprio pai para o crime na noite fatídica.

Nuno Moreira, agente da PSP, enfrentou uma pena suspensa de 20 meses de prisão após a sua ação não ter sido considerada a adequada num caso que remonta a 2010. Na altura, o rapper MC Snake terá tentado evitar uma Operação Stop, o que deu lugar a uma perseguição policial que culminou na sua morte.


Sobre o Autor

ELEgante

O homem urbano e cosmopolita, moderno e com bom gosto. Sabe o que quer, vive como gosta.