Ectomorfo, mesomorfo, endomorfo. Afinal o que significa isso?

Untitled-1

São palavras que quem se interessa por fitness certamente já ouvir, embora muitos ainda façam confusão em relação que significa cada um dos termos.

Existem três tipos de corpo e cada um deles requer uma atenção muito própria. Enquanto algumas pessoas possuem um corpo ectomorfo, outras têm um corpo mesomorfo ou um corpo endomorfo.

Porque é tão importante saber qual o teu tipo de corpo? Porque convem que a alimentação e o regime de treino estejam alinhados com o teu tipo de corpo e os teus objetivos.

Um erro comum é pensar que um ectomorfo é um “magro” e um endomorfo é um “gordo”. Qualquer um dos tipos de corpo pode ser magro ou gordo, flácido ou musculado. Isso vai depender da alimentação e do treino.

Esta imagem mostra por exemplo como fica cada um dos tipos de corpo quando tem os músculos trabalhados:


Ectomorfo-3

O corpo ectomorfo é caracterizado pela magreza e dificuldade em ganhar peso. As pessoas com este tipo de corpo tendem a ser fisicamente mais frágeis e às vezes chegam a ser conhecidas como ‘falsas magras’, em que o número que aparece na balança está longe de espelhar a dura realidade que é a gordura visceral acumulada.

As pessoas com este tipo de corpo têm normalmente um metabolismo muito acelerado e a sua genética limita a capacidade de formar massa muscular, o que pode ser um entrave na prática de determinados exercícios físicos, como a corrida em que é necessário uma boa musculatura na zona dos joelhos, por exemplo.

Já o corpo mesomorfo é o mais desejado por grande parte das pessoas, uma vez que se carateriza pela capacidade para ganhar massa muscular e uma normal retenção de gordura. As pessoas com este tipo de corpo são as que mais facilmente oscilam de peso e de quantidade de gordura, acabando por emagrecer e engordar constantemente.

Por último, para quem tem um corpo endomorfo, existe uma maior dificuldade em perder gordura acumulada. Contudo, este é o tipo de corpo que mais curvas naturais tem, o que para elas pode ser muito atrativo quando os níveis de gordura e o índice de massa corporal (IMC) se encontram dentro dos valores considerados saudáveis.

As pessoas com este tipo de corpo são as que engordam com mais facilidade, mas nem tudo está perdido: uma boa rotina de treino não é capaz de mudar a genética, mas é meio caminho andado para travar o lado mau da genética dos corpos endomorfos.

biotipos

Untitled-2

És cliente da PROZIS? Temos boas notícias para ti. Tens sempre direito a 10% de DESCONTO DIRETO no valor total do carrinho ( e por vezes recebes ofertas extra ).

Para isso basta aplicares o código AINANAS no 4º passo do checkout em todas as encomendas que faças na Prozis ( o código nunca muda ).

Definir e Tonificar os Musculos


Sobre o Autor

ELEgante

O homem urbano e cosmopolita, moderno e com bom gosto. Sabe o que quer, vive como gosta.