DUTY FREE: O que é que os estrangeiros compram nos nossos aeroportos?

As esperas entre voos podem ser demoradas e as lojas dos aeroportos só agradecem! Turistas, alguns com muito dinheiro para gastar, encontram nas lojas do aeroporto uma excelente forma de fazer passar o tempo.

Beber álcool é aquilo que os estrangeiros em geral mais fazem durante o tempo de espera entre voos. A conclusão é de uma pesquisa feita pela Jetcost para descobrir quais são os hábitos e experiências nos aeroportos portugueses.

São, contudo, muitos os que optam por comer ou passear pelas lojas enquanto esperam pelo embarque. Mesmo sabendo que os preços são acima do que se encontra cá fora, é claro. Uma sandes no Paul, por exemplo, custa uns 14 euros. [ Aeroporto Humberto Delgado, Lisboa ].

Mas deixando as comidas de parte, no topo das preferências de compra nas Duty Free está a compra de tabaco, seguido do Vinho do Porto e do álcool em geral. Perfumes, acessórios de moda e roupa surgem depois.


Untitled-1

No que diz respeito às nacionalidades de cada um, destaca-se a preferência dos espanhóis, italianos alemães e holandeses pelo tabaco, vinho e álcool, devido à grande diferença de preço destes produtos. Segundo comprovou Jetcost, um maço de tabaco Marlboro custa a metade do preço no Dusty Free de Portugal, comparando com o preço nas tabacarias do Reino Unido.

Por outro lado, para russos e chineses, as compras de eleição são os acessórios de moda e a roupa de marca. Já os franceses, apesar de serem os grandes fabricantes, optaram por escolher em primeiro lugar os perfumes.

Se os viajantes forem de fora da união europeia podem ainda pedir o valor do IVA de volta, desde que a compra ultrapasse os 61,35 EUR.

O que é o Tax-Free?

O Tax-Free é a isenção do Imposto sobre o Valor Acrescentado (IVA) no regime dos viajantes com residência fora da União Europeia.
Como residente estrangeiro, pode reclamar a devolução deste imposto e, portanto, comprar sem carga fiscal.

QUALQUER UM PODE COMPRAR TAX-FREE EM PORTUGAL?

Não. Somente os cidadãos com residência fora da União Europeia podem reclamar o reembolso do IVA em Portugal. Portanto, os residentes nos seguintes países não são elegíveis para Tax-Free: Alemanha, Áustria, Bélgica, Bulgária, Chipre, República Checa, Dinamarca, Eslováquia, Eslovénia, Espanha, Estónia, Finlândia, França (Inclui Mónaco), Grécia, Holanda, Hungria, Irlanda, Itália, Letónia, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Polónia, Portugal, Reino Unido (Inclui Ilha de Man), Roménia e Suécia.

QUAL É A TAXA DE IVA EM PORTUGAL?

Todos os preços de venda ao público incluem uma taxa de IVA sobre o preço base, antes de impostos. Em Portugal esta taxa é de 23%. Esta taxa de IVA corresponde a 18,7% do preço de venda ao público (PVP).

EXISTE UM MONTANTE MÍNIMO AO COMPRAR TAX-FREE EM PORTUGAL?

Sim. O montante mínimo em Portugal é de 61,35€.

POSSO USAR O SISTEMA TAX-FREE PARA TODOS OS MEUS GASTOS?

Não poderá reclamar a devolução do IVA relativo à compra de serviços (como hotelaria, restauração ou alugueres) ou de produtos que consuma durante a sua estadia em Portugal ou que não leve consigo de regresso ao seu País de origem.

REGRAS DE OURO PARA COMPRAR TAX-FREE.

  • Os formulários Tax-Free devem ser preenchidos na loja (Indispensável: Nº da Fatura da Loja, Nome do viajante, Nº de Passaporte e País de Residência);
  • O viajante deve abandonar a União Europeia no prazo de 90 dias após a data das compras;
  • O viajante deve carimbar na Alfândega os formulários e estar preparado para apresentar os produtos adquiridos.

Sobre o Autor

ELEgante

O homem urbano e cosmopolita, moderno e com bom gosto. Sabe o que quer, vive como gosta.