10 coisas que te tornam menos atraente, segundo a ciência

Ao contrário do que possas pensar, ser visto como mais ou menos atraente não depende apenas da imagem e forma física. Mesmo alguém muito “giro” pode não ser NADA atraente se tiver algumas destas 10 características.

A edição brasileira da revista Exame consultou as conclusões de vários estudos e acaba de compilar nove coisas que te deixam menos atraente, nós juntámos mais uma.. porque achámos hipocrisia não constar da lista. Tem muito que ver com a postura e com a personalidade.


Untitled-2

Ter uma má postura
Ficar com os ombros contraídos para a frente, formando uma corcunda nas costas faz com que pareças menos atraente. É o que diz uma investigação da Universidade de Princeton. Uma postura forte, de peito aberto e ombros para trás, transmite segurança e é considerada atraente.

Ser má pessoa
Saber que alguém é considerado uma ‘má pessoa’ tende a fazer com que a considerem mais feia. Foi a esta conclusão que chegou um estudo realizado em 2014 na China.

Não dormir
Em 2010, um grupo de investigadores suecos tirou duas fotografias de 23 pessoas: uma depois de uma boa noite de sono, e a outra, depois de uma noite em claro. Depois, outros participantes compararam as fotografias e classificaram as fotografias das pessoas com sono como feias, doentes e até mais tristes.

Parecer stressado
Um estudo realizado em 2013 na Academia Nacional de Ciências do Reino Unido mostrou que nos sentimos menos atraídos por pessoas com altas concentrações de cortisol – hormona ligada ao stress – no sangue. Afinal já bastam os nossos próprios stresses.. compreensivelmente não nos sentimos atraídos pelos dos outros.

Ser desonesto
Mentir não é nada sexy. E um estudo realizado pela pesquisa da Universidade de Illinois, sustenta esta afirmação.

Parecer exageradamente feliz
Em 2011, investigadores da Universidade da Colúmbia Britânica mostraram a mil participantes, fotografias de pessoas com poses felizes e orgulhosas, e perguntaram quais achavam atraentes. As mais alegres e orgulhosas foram consideradas mais feias. Alegria sim, mas quando é demais pareces lunático e a malta desconfia.

Ter um cheiro muito parecido com o de outra pessoa
Parece confuso, mas há uma explicação genética: procuramos parceiros que não sejam nem tão diferentes, nem tão parecidos para procriar. E o cheiro é a forma que os seres humanos têm de verificar essa compatibilidade de DNA. Um estudo realizado pela Universidade do Novo México sustenta estas afirmações.

Não ter sentido de humor
Um estudo da Universidade da Califórnia, realizado em 2009, comprovou que os participantes demonstraram maior interesse quando os cientistas comentavam que a pessoa na fotografia era engraçada ou gostava de ouvir piadas.

Ser preguiçoso
Um estudo da Universidade de Nova Iorque, publicado em 2004, concluiu que os estudantes avaliavam os seus colegas como mais feios quando estes se mostram preguiçosos.

Ser pobre
Esta não vinha na lista da Exame, porque é politicamente incorreta, mas se há algo que podemos perceber empiricamente com grande facilidade é que até as pessoas mais feias, ao enriquecerem, se tornam atraentes. Seja pelas melhorias estéticas que o dinheiro disponibiliza, seja pela atratividade do estilo de vida que eventualmente possam proporcionar, seja por outras 1000 razões: o dinheiro/estatuto/fama/poder atrai, ponto final.


Sobre o Autor

ELEgante

O homem urbano e cosmopolita, moderno e com bom gosto. Sabe o que quer, vive como gosta.