10 Alimentos que não Podem Faltar na tua Cozinha

Há alimentos que simplesmente não podem faltar na nossa cozinha. Alguns são tradicionais e bem conhecidos de todos, outros só recentemente provaram o seu valor mas já se tornaram indispensáveis.

Não faças dietas, aposta em ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL. Foge dos alimentos processados, refrigerantes, gorduras e açucares e aposta nesta lista de alimentos. 

Seja pelo elevado poder nutritivo ou pelas suas propriedades medicinais alguns alimentos assumem-se obrigatórios em todas as cozinhas por serem excelentes aliados da boa saúde e muitos deles podem ser adaptados a qualquer tipo de alimentação.

O azeite virgem extra é um dos exemplos. É algo a ter sempre por perto na hora de cozinhar. Conhecido por ser uma ‘gordura boa’, este azeite pode ser usado tanto em pratos cozinhados como em alimentos crus.

Untitled-2

Na lista de essenciais da revista Health estão ainda os feijões, uma das melhores fontes vegetais de proteína e fibra, o que faz desta leguminosa um ótimo acompanhamento ou um excelente protagonista das refeições. Cuidado no entanto com os que já vêm preparados, verifica os níveis de sal. Há marcas que o cozem com mais sal do que outras.

Aposta também em verduras, como por exemplo bróculos. Se conseguires substituir o acompanhamento de algumas refeições por estes fantátisto aliado da saúde só vais estar a ganhar. Experimenta trocar o arroz/batatas por uns bróculos cozidos. Muito menos calorias (35 por cada 100g), muita proteína, vitaminas e minerais necessários ao bom funcionamento do organismo.

Também com um elevado teor proteico, a quinoa é outro dos alimentos que se não tens na despensa, devias. É considerada um super alimento e apesar de há uns anos pouca gente a conhecer, hoje é dos alimentos favoritos dos nutricionistas.

Além de ser uma proteína completa (ou seja, fornecedora de todos os aminoácidos, tal como a carne), a quinoa é ainda rica em ferro e vitamina B, dois micronutrientes importantes para quem segue uma dieta vegetariana ou vegan, uma vez que estão fortemente presentes nos produtos de origem animal.

Seja para o pequeno-almoço, para um snack, para uma sobremesa mais leve ou para engrossar um molho, o iogurte grego é sempre um alimento a ter em conta, uma vez que é rico em proteína e gorduras saudáveis.

E se ficaste com a parte da sobremesa na cabeça, podes já colocar na tua lista de compras o mel, um outro alimento natural completo e nutritivo.

E claro, o chocolate, desde que seja negro ou com um alto teor de cacau. Mais uma vez é importante olhar para a tabela nutricional antes de comprar.

Os ovos são um outro alimento indispensável na cozinha. E sim, pode-se comer um ovo todos os dias.

Para moderar o consumo de sal, há que apostar em novos condimentos, e as ervas frescas são a melhor opção, uma vez que estão repletas de antioxidantes e pouquíssimas calorias.

A revista recomenda ainda o peito de frango ou de peru, visto serem proteínas animais magras e altamente versáteis.


Sobre o Autor

ELEgante

O homem urbano e cosmopolita, moderno e com bom gosto. Sabe o que quer, vive como gosta.