Jovens que não estudam nem trabalham vão receber 700 euros mensais de subsídios

A iniciativa está a enfurecer alguns dos que se empenharam (com sacrifício) para conseguir tirar um curso e os que se esfolam diariamente a trabalhar.

Parece que o governo está bastante preocupado com os meninos que não estudam nem trabalham e planeia resolver o problema atirando-lhes dinheiro para cima. Cerca de 700 euros por mês em apoios. Caso queiram abrir um negócio próprio podem contar com um apoio de 10 mil euros.

Segundo os mais recentes números do Instituto Nacional de Estatística (INE), em Portugal, 13% dos jovens com menos de 34 anos não faz a ponta de um corno ( não estudam nem trabalham ).

Este é um problema afeta vários países, e por cá está a merecer a atenção do Governo, que planeia lidar com a situação destes jovens através de subsídios.

A iniciativa “Empreende Já” visa apoiar o empreendedorismo e tem como alvo principal os jovens entre 18 e 29 anos e as candidaturas podem ser feitas até dia 6 de Março de 2017.

Quanto dinheiro vai ser distribuido?

O “empreende já” tem um pacote de cinco milhões de euros, que vão ser atribuídos a 315 jovens. Os jovens que forem selecionados vão então receber mensalmente 700 euros para que possam desenvolver um projeto que poderá, no fim dos seis meses, ser apoiado a fundo perdido. Em 2018 haverá mais 315 vagas.

Na primeira ação, os jovens terão 250 horas de formação na área do empreendedorismo e aprenderão a realizar um plano de negócios. Na segunda parte, esse plano para negócios de cariz económico ou social será avaliado e serão selecionados 90 para terem um apoio de dez mil euros para avançar” – Carlos Manuel Pereira, Instituto português do Desporto e da Juventude

Na maior parte dos países europeus a situação tem vindo a melhorar nos últimos anos, ao contrário do caso português, que é dos que mais se tem agravado.

Enquanto que em 2016 a percentagem de jovens entre os 20 e 24 anos que não fazia a ponta de um corno era de 12,6%, 10 anos depois o valor já vai em perto dos 20%.


Sobre o Autor

ELEgante

O homem urbano e cosmopolita, moderno e com bom gosto. Sabe o que quer, vive como gosta.