O Facebook decidiu que está na hora de começar a rentabilizar também a sua aplicação de messaging, usada por largos milhões de pessoas por todo o mundo. Vai continuar a ser grátis, mas vai ter publicidade.
Os anunciantes que façam do Facebook uma estratégia do seu negócio poderão passar a utilizar também a aplicação de mensagens Messenger para promover os seus produtos.Esta exibição de publicidade já está em testes na Austrália e na Tailândia, desconhecendo-se por enquanto quando será alargada a outros territórios.
“Esta semana estamos a lançar um pequeno teste na Austrália e na Tailãndia que dá aos negócios a oportunidade de colocar anúncios na página principal do Messenger. Isto significa que um negócio pode colocar um anúncio numa área do Messenger abaixo das conversas recentes”, pode ler-se no blog do Messenger.
Se não gostas de ver publicidade nas tuas aplicações estas são más notícias para ti. Há alternativas, mas convem lembrar que o próprio whatsapp também pertence ao Facebook, pelo que não será de estranhar se a política se vier a alastrar para essa outra aplicação.
Alternativas
Há no entanto muito por onde escolher, desde o Signal ao Telegram, passando pelo Allo, há uma grande oferta de aplicações de messaging com qualidade igual ou superior ao Messenger. O problema é mesmo a nível dos contactos: só vale a pena usar a app que as pessoas com quem falas usam.
Como nota o 9to5mac, o Facebook fez questão de esclarecer que não serão mostrados (pelo menos para já) anúncios dentro das conversas. Apenas será exibida publicidade dentro de conversas caso o utilizador clique em ‘experiência de anúncio’ ou queira conversas com um negócio.