Em resposta às notícias que recentemente choveram na Internet dando conta de um suposto efeito cancerígeno da Nutella, a empresa detentora da marca já veio responder publicamente.
A Ferrero garante esta sexta-feira em comunicado que a Nutella “não é cancerígena”, nem foi retirada do mercado em nenhum país.
Agora quem fala verdade? Esta já não é a primeira vez que surgem ataques contra a Nutella e outras marcas de doces, como por exemplo Kit Kat, que também usam oleo de palma. Normalmente as campanhas partem de grupos ambientalistas como o Greenpeace que procuram expor o efeito destrutivo que esta indústria tem nas florestas.
A nota enviada às redações surge na sequência das notícias sobre a decisão da marca em manter o óleo de palma na lista de ingredientes, considerado potencialmente cancerígeno, por defender que é um elemento insubstituível para conferir uma textura aveludada ao creme.
Esclarece ainda a Ferrero que a Nutella não foi retirada do mercado italiano. O que aconteceu, diz a Ferrero, é que a cadeia de supermercados italiana Coop optou por retirar os seus produtos de marca própria que continham óleo de palma.
Sobre a utilização do óleo de palma, apresenta-se ainda a garantia:
“A EFSA (European Food Safety Authority) analisou a presença de contaminantes num vasto número de produtos e óleos afirmando que a presença de contaminantes depende do óleo e gordura utilizados assim como os processos a que são submetidos. Por este motivo a Ferrero seleciona cuidadosamente a qualidade das matérias-primas e aplica processos industriais específicos que limitam a sua presença a níveis mínimos, totalmente alinhados com os parâmetros definidos pela EFSA. Além do mais, as nossas equipas de qualidade monitorizam constantemente estes fatores e garantem a segurança alimentar dos nossos produtos para o consumidor”.