O nome é inglês, mas o projecto é bem tuga: o Vehicle Energy Effecient Extractor, VENEX para os amigos, é uma ideia de um aluno da Universidade de Coimbra para substituir as tão odiadas lombas.
O Venex apresenta-se como sistema alternativo às Lombas Redutoras de Velocidade (LRV), visando a redução do número de acidentes e da sua gravidade.Francisco Duarte, aluno da Universidade de Coimbra, é o autor da inovação vencedora da 1.ª edição do Prémio Inovação em Segurança Rodoviária, promovido pelo Automóvel Clube de Portugal (ACP) e a BP Portugal, e pode vir a tornar-se o Santo Padroeiro da malta com carros rebaixados.
Segundo o ACP, este prémio visa distinguir projectos que melhorem “a qualidade de vida de quem anda nas estradas”.
Quanto ao Venex, trata-se de uma espécie de ‘tapete’ que se estende ao longo de 40 metros e que, durante esse percurso, consegue desacelerar os automóveis sem que isso cause danos ao veículo ou represente perigo para o condutor.
Ao contrário das lombas, que não abrandam em nada o veículo e só funcionam se o condutor reparar nelas a tempo, a atuação do Venex em nada depende do condutor. Supostamente este sistema conseguirá abrandar sempre os veículos e pode ser aplicado em zonas onde a redução da velocidade é obrigatória, ou seja, em rotundas, passadeiras, zonas habitacionais, escolas ou hospitais, o que irá garantir uma maior segurança na estrada.
Resta pô-lo em testes em situações reais para ver se é tão bom como parece no estudo.