Um estudo conduzido pela UBS demonstrou que os preços elevados praticados pela Apple nos seus produtos já não estão a condizer com o respetivo valor para os consumidores.
Cerca de 6500 pessoas dos EUA, Reino Unido, Alemanha, China e Japão participaram no estudo, conta o Business Insider.
Apenas 20% dos inquiridos consideraram que os produtos da Apple valem o preço estabelecido pela empresa.
“Relativamente a inquérito anteriores, a posição da Apple no caiu por inteiro, sugerindo que a competição pode estar a apanhar [a Apple] e a diferenciação do iPhone está a começar a desvanecer-se”, pode ler-se neste estudo.
É bastante natural. Para além das marcas instituídas, como a LG ou a Samsung, há várias marcas emergentes a ganhar imenso terreno oferecendo produtos de elevada qualidade a um preço reduzido.
Exemplo disso é o meu próprio telemóvel, um excelente Xiaomi Redmi Note 4 que nem chega aos 200 Eur. E para quem queira algo até melhor do que o iPhone, a mesma marca tem uma opção por menos de metade do preço, o Mi5S.
À medida que as pessoas se vão apercebendo disto é natural que deixem de estar dispostas a pagar tanto para ter uma maçã desenhada nos seus gadgets.
Curiosamente, mesmo no que diz respeito a ser considerada uma marca aspiracional (que as pessoas desejam possuir como sinal de status), a Apple não aparece bem posicionada no estudo, o que é manifestamente surpreendente. Apenas 30% dos consumidores vêem a Apple como tal.
Ainda assim, o estudo ainda atesta à boa opinião que os consumidores têm da Apple, com 48% a considerar que os seus produtos são de alta qualidade. Lá isso são, não haja dúvida. Mas já se arranja qualidade por muito menos.