A Rússia está a pedir a todos os seus oficiais e altas figuras da sociedade para que façam regressar ao país os seus familiares.
A decisão surge na sequência do aumento da tensão diplomática entre o país e os Estados Unidos. Refere o Daily Mail que uma guerra global poderá estar iminente.
Os apelos terão surgido depois de Putin ter cancelado uma visita a França, já após uma tensa discussão devido ao papel do país no conflito sírio e dias depois de se ter sabido que o Kremlin tinha movido mísseis nucleares para a fronteira polaca.
Putin explica porque não irá a França:
Parece-me que não é o momento mais indicados para eventos oficiais sobre esta questão, dada a nossa falta de entendimento, para dizer o mínimo, sobre o que está a acontecer na Síria, especialmente em Aleppo”.
O Presidente russo acusou mesmo o ministro dos Negócios Estrangeiros francês, Jean-Marc Ayrault, de não cumprir as promessas que fez quando visitou Moscovo na semana passada, ignorar as propostas russas para a resolução e “culpar a Rússia de todos os pecados mortais” na Síria.
O ex-líder soviético, Mikhail Gorbachev, já terá avisado que o mundo está num “ponto perigoso” no que diz respeito ao crescimento da tensão entre russos e americanos. Teme-se um conflito de larga escala envolvendo as duas potências, o que seria desastroso para todos.