O risco de uma epidemia de coronavírus está a revelar-se mais elevado do que a Organização Mundial de Saúde previa.
A OMS corrigiu ontem a a sua avaliação do risco do coronavírus que surgiu na China, considerando-o “elevado” para o nível internacional, depois de tê-lo descrito como moderado por “erro de formulação”.
Parece que o vírus já está mesmo a espalhar-se fora da China e a situação é preocupante. O Alemão cuja contaminação foi hoje confirmada não esteve na China.
Segundo a informação disponível, o alemão de 33 anos trabalha para um fabricante de automóveis na Baviera, tendo sido infetado em janeiro por uma colega chinesa que foi à Alemanha para fazer uma formação durante alguns dias.
A funcionária chinesa esteve entre 19 e 22 de janeiro na Alemanha e, ao regressar ao seu país, “sentiu-se mal”, segundo relatou o diretor do Serviço de Saúde da Baviera, Andreas Zapf.
Também no Japão um doente foi infetado sem ter estado na China.
A China elevou para 106 mortos e mais de 4.000 infetados o balanço do novo coronavírus detetado no final do ano em Wuhan, capital da província de Hubei (centro).
Esta situação é particularmente alarmante na nossa opinião porque neste momento está a decorrer a celebração do Ano Novo Chinês, altura em que muitos chineses que vivem espalhados pelo Mundo vão a casa para estar com a família.
Daqui a uns dias vão começar a regressar e tememos que nessa altura possa haver uma ainda maior propagação do vírus a nível global. Esperemos que não, e que façam uma bela duma vacina rapidamente para esta merda, que as pandemias não são brincadeira.