Se fosse futebol não se falava de outra coisa. Portugal tem dos melhores bombeiros do Mundo, e o regimento de Sapadores Bombeiros de Lisboa teve um resultado incrível na competição internacional de bombeiros realizada em França, mas mal se deu conta.
O regimento de Sapadores Bombeiros de Lisboa tornou-se vice-campeão mundial de desencarceramento em La Rochelle – França, depois de um apuramento irrepreensível no nacional na Praia da Vitoria – Açores onde obtiveram a melhor classificação possível.
Resultados do Regimento de Sapadores Bombeiros de Lisboa no Campeonato Nacional na Praia da Vitoria – Açores
Resultados individuais:
1º Lugar – Chefe de Equipa
1º Lugar – Equipa Medica
1º Lugar – Equipa Técnica
Resultados Colectivos:
1º Lugar Manobra Standard
1º Lugar Manobra Complexa
Geral: 1º Lugar Nacional
Já no campeonato mundial os resultados também foram excelentes. No World Rescue Challenge – La Rochelle estas foram as classificações dos soldados da paz lisboetas.
Resultados individuais:
2º Lugar – Chefe de Equipa
5º Lugar – Equipa Medica
2º Lugar – Equipa Técnica (igualado em pontos com o 1º)
Resultados Colectivos:
3º Lugar –Manobra Rápida
2º Lugar – Manobra Standard
4º Lugar – Manobra Complexa
Geral: Vice-Campeão Mundial
Apesar de ter sido um excelente resultado para esta equipa recentemente renovada, não corresponde ao feedback transmitido em geral pelas outras equipas em competição onde o sentimento de revolta se instalou pela não atribuição do 1º Lugar na maior prova mundial de desencarceramento.
Mas não tem mal, eles sabem o seu valor e isto é apenas uma competição… onde eles querem realmente ser os melhores do Mundo é no dia a dia, a ajudar a população.
Comandante – Tiago Lopes
Sub. Chefe 2º – Miguel Duarte
Sub. Chefe 2º – Fernando Mafra
Sub. Chefe 2º – Ricardo Couto
Sub. Chefe 2º- Diogo Lourenço
Sapador Bomb. – Cesário Caberneis
Sapador Bomb. – João Silva
Sapador Bomb. – Tiago Correia
Destaque ainda, na mesma competição, para a equipa dos Bombeiros Voluntários da Covilhã, que conseguiu para Portugal o quarto lugar no Mundial de Trauma.
O subchefe, Leonel Felisberto e bombeiro de 2ª classe, João Almeida conseguiram ainda o prémio de melhor equipe geral de trauma.