Aguentar peidos faz mal.. e podem sair-te pela boca!

Caraças! Sempre ouvi dizer para não segurares peidos porque podem subir-te à cabeça e depois só dizes merda. No entanto nunca pensei que isso estivesse tão próximo da realidade!

De facto, ao segurares os gases, há a probabilidade de que estes acabem por te sair pela boca, ainda que não na forma de palavras.

Segundo Clare Collins, especialista em nutrição e dietética na Universidade de Newscastle, no Reino Unido, reter a vontade de soltar um peidinho pode causar distensão abdominal, “e os gases podem ser reabsorvidos novamente na circulação sanguínea e emitidos quando solta o ar pela boca”.

Ainda em entrevista à The Conversation refere que  segurar a flatulência por muito tempo leva à acumulação de gás intestinal que irá eventualmente manifestar-se através da vontade incontrolável de te peidares todo. Ou seja, é inútil resistir!

Tentar fazê-lo por demasiado tempo pode provocar o aparecimento de uma condição denominada de diverticulite, que se manifesta através da formação de pequenas bolsas no revestimento do trato intestinal e causa a sua inflamação.

Por todos estes motivos já sabe, quando a vontade surgir… peida-te todo, pela tua saúde!


Sobre o Autor

ELEgante

O homem urbano e cosmopolita, moderno e com bom gosto. Sabe o que quer, vive como gosta.