Se as tuas manhãs começam frequentemente com uma luta com o despertador, em que o snooze é a arma de eleição, aqui ficam alguns truques que te vão ajudar muito a saltar da cama e evitar atrasos.
Levantarmo-nos mal o despertador toca pode parecer complicado ou mesmo impossível, especialmente para as pessoas que não são muito matutinas, mas há truques que prometem ajudar.
O segredo está em ir para a cama à hora certa. Respeitar os ciclo de sono e coordenar a hora de ir dormir com a sua hora de acordar é a melhor forma de conseguir acordar sem dificuldades.
Em média o ciclo de sono dura 90 minutos. E uma pessoa tem, em média, cinco ciclos de sono por noite – embora possa variar – por isso basta multiplicar os 90 minutos por cinco ciclos de sono e apontar para cerca de 250 minutos de sono – ou 7,5 horas. Se o teu despertador tocar na fase de sono profundo (REM) do ciclo vais acordar atordoado, todo partido e com uma generalizada moca de sono. O ideal é acordar entre ciclos.
Se dormires as tais 7,5 horas é provavel que seja menos custoso para ti acordar, mas dado que os ciclos variam de pessoa para pessoa podes ter de fazer ajustes. Há umas aplicações para o telefone que monitorizam os ciclos de sono através do teu movimento na cama e te acordam na fase em que te vai custar menos. Procura por “sleep cycles” e vais certamente encontrar algo.
Outra solução que funciona muito bem para mim é deixar o alarme longe da cama. Na verdade deixo-o noutra divisão. Tenho MESMO de me levantar e sair do quarto para o desligar e a partir daí já está 90% da missão cumprida.
Depois disso, beber imediatamente 2 copos de água para dar um “jump start” ao organismo é chave para facilitar o acordar. Vai tomar banho/tratar das tuas cenas e depois manda um cafezinho abaixo. Estás pronto para o dia, fresquinho que nem um puto.