Dois Cães Morreram Asfixiados no Carro em Odivelas. Ninguém fez nada para os Salvar

Um labrador e um pastor alemão morreram, na terça-feira à tarde, por terem ficado fechados dentro de um carro ao sol no estacionamento do Strada em Odivelas.

Parece mentira. Ainda há dias fizemos um post sobre isto, mas as pessoas parecem não aprender mesmo! Depois choram muito, mas o mal já está feito.

A Associação Bigodes Fofos divulgou o caso e está a gerar bastante indignação, não só pelo ato em si, mas por ninguém ter feito nada para impedir o pior.

Tudo aconteceu ao final da tarde de terça feira, quando um casal, acompanhado por um menor, estacionou o carro no parque de estacionamento exterior do centro comercial Strada, em Odivelas, Lisboa.

Com o extremo calor que se fez sentir, os animais começaram a ganir, pois o carro estava ao sol e as janelas estavam fechadas.

Várias pessoas aproximaram-se da viatura, uma carrinha, para tomarem conhecimento do que se passava. “Mas ninguém fez nada”, “Ninguém partiu um vidro para salvar os animais”, lê-se nos comentários de vários utilizadores revoltados com a situação.

Quando os donos da viatura chegaram ao parque de estacionamento, o labrador já estava morto. O pastor alemão ainda respirava, mas “com dificuldade”.

Uma das pessoas que assistia ao sucedido foi ao carro buscar garrafas de água para tentar salvar o animal, mas sem êxito. Acabaria também por morrer momentos depois. O dono, diz quem assistiu, chorava agarrado aos cães.

Logo após o sucedido, uma das pessoas no local ligou à polícia a relatar o sucedido e disseram-lhe que deveria deslocar-se à esquadra para formalizar a queixa… mas parece que não tinha disponibilidade para esperar e não podia ser atendida na altura pelo que a queixa não chegou a ser formalizada.

No entanto a testemunha comprometeu-se a voltar lá hoje de manhã para formalizar a queixa.

Quem faz isto pode ser uma besta, pode ser ignorante, mas também pode tê-lo feito apenas por falta de noção e sem maldade. Quando escolhes ignorar estás a ser tão mau ou pior. Não olhes para o lado se vires algo assim acontecer. Se vires uma criança ou animal trancado ao sol tenta chamar o dono, pede ajuda e chama as autoridades. Se vires que não chega ajuda a tempo e as autoridades não vão chegar a tempo de salvar a vida, podes partir tu mesmo o vidro. A 1 de maio entrou em vigor o novo estatuto jurídico dos animais, que deixa de considerá-los “coisas”. Agora a vida deles importa e quem a põe em risco também está a cometer um crime.

Art. 34° do Código Penal Português:
“Direito de necessidade;

Não é ilícito o facto praticado como meio adequado para afastar um perigo atual que ameace interesses juridicamente protegidos do agente ou de terceiro, quando se verificarem os seguintes requisitos [leia-se, ” cumulativos”]:
a) Não ter sido voluntariamente criada pelo agente a situação de perigo, salvo tratando-se de proteger o interesse de terceiro;
b) Haver sensível superioridade do interesse a salvaguardar relativamente ao interesse sacrificado; e
c) Ser razoável impor ao lesado o sacrifício do seu interesse em atenção à natureza ou ao valor do interesse ameaçado.”


Sobre o Autor

ELEgante

O homem urbano e cosmopolita, moderno e com bom gosto. Sabe o que quer, vive como gosta.