Já reparaste que (quase) todas as calças de ganga têm umas tachas no bolso? Há quem pense que o aplique é meramente decorativo e quem acredite que serve para prender algum acessório.
Na verdade tem uma função importante e foi também responsável pelo enorme sucesso desta peça de roupa.
De acordo com o jornal Independent, esta peça circular de metal, conhecida como rebite, marcou a viragem na durabilidade das jeans, tornando-as significativamente mais resistentes nos pontos em que os rasgões eram mais frequentes.
O mesmo jornal explica que, em 1870, os trabalhadores usavam calças de ganga mas estas acabavam por se desfazer ao fim de pouco tempo devido ao desgaste.
Farta de remendar calças e para tentar solucionar o problema, a mulher de um dos trabalhadores foi ao alfaiate Jacob Davis e perguntou se era possível criar um par de calças de ganga que não se desfizesse. A solução encontrada foi colocar o rebite nas áreas mais vulneráveis.
As novas calças de ganga revelaram-se um sucesso e levaram Davis a abrir um negócio após contactar Levi Strauss, um vendedor de tecidos. A patente foi registada em 1873 e os jeans continuam a ser fabricados assim até aos dias de hoje.