As imagens de satélite captadas pela NASA (agência espacial norte-americana) mostram bem a gravidade da situação no nosso país. Enormes nuvens de fumo e areas em chamas cobrem o nosso território.
É nas zonas devastadas pelas chamas que se percebe o caos e o sofrimento das populações e dos bombeiros, mas a verdade é que nem do Espaço esse cenário negro passa despercebido.
A NASA tem divulgado nos últimos dias imagens de satélite que mostram o fumo provocado pelos incêndios e que agora atravessa o oceano Atlântico.
Tal como mostram as imagens disponibilizadas pela agência espacial norte-americana, é no norte e centro de Portugal Continental que se vê o maior desgaste das chamas.
Mas também na Madeira onde, no início da semana, o Funchal viveu um autêntico pesadelo, com mais de mil pessoas a serem deslocadas das suas casas e com três mortes confirmadas.
Só nos primeiros dias de agosto, já arderam cerca de 25.738 hectares de floresta, segundo os dados do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas.
Muitos destes incêndios são provocados por mão criminosa e, de acordo com a PJ, mais de metade dos suspeitos de fogo posto acabam por ser libertados. E não são só maluquinhos, há gente a ganhar muito dinheiro com os incêndios e a escapar impune.
Já circula uma petição que pede o aumento para 25 anos da pena máxima associada a estes casos. No entanto nunca são os verdadeiros responsáveis a serem apanhados. Madeireiros pagam 3 cervejas a um bêbado e mandam-no pegar fogo à mata. Depois ganham milhares de euros com a remoção da Madeira ardida. Este é apenas um dos exemplos tão falados, mas tão difíceis de provar.
Já conta com quase 40 mil assinaturas e até a ministra da Administração Interna admitiu que este é um tema que tem de ser “seriamente” analisado.
Muitos destes fogos são postos. Nascem às três e quatro da manhã e garanto-vos que não é por obra do acaso” – Constança Urbano de Sousa, Ministra da Administração Interna