A grande Telma Monteiro conquistou hoje a primeira medalha para Portugal nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro.
A judoca portuguesa foi eliminada nos quartos-de-final pela mongol Dorjsürengiin Sumiya, mas nas repescagens, Telma venceu a francesa Automne Pavia e conquistou acesso ao combate que lhe viria a dar a medalha de bronze no Rio’2016.
Neste último combate, a judoca portuguesa venceu a romena Corina Căprioriu e conquistou assim a medalha de bronze na categoria -57kg.
Um dia histórico para o judo português e para o desporto nacional.
Parabéns Telma!!
Mensagem da Telma Monteiro depois desta vitória:
Hoje tinha de ser o meu dia. Foi um dia de completa superação. Vinha de uma lesão, fui operada há menos de cinco meses e meio, competi com o joelho ligado e o mais importante é que acreditei, lutei, não deixei que a idade ou que os Jogos Olímpicos que passaram, que me não tinham corrido bem, fossem um fantasma. Lutei com tudo o que tinha e acreditei que se estava aqui era para fazer história pelo meu país. Quero agradecer a todos por me apoiarem, é uma medalha que não é minha, é nossa, uma medalha de Portugal, que eu conquistei com sangue lusitano, com a raça, com o querer. A todas as crianças que me estão a ver, vale a pena lutarmos pelos nossos sonhos”.