ASAE fecha 10 restaurantes em Lisboa numa Operação Relâmpago

Afinal aprece que não é preciso aparecer no pesadelo na cozinha para a Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) ir bater à porta de um restaurante.

A entidade suspendeu a atividade de dez restaurantes numa operação relâmpago em Lisboa.

Segundo um comunicado enviado às redações, foram fiscalizados 70 estabelecimentos nas Avenidas Novas, Cais de Sodré e Algés e instaurados 38 processos de contraordenação, além de um processo-crime.

Os dez restaurantes encerrados apresentavam falta de requisitos de higiene. Foram ainda apreendidos cerca de 170 quilos de géneros alimentícios.

Caso esta amostra seja representativa do universo, isto significa que cerca de 15% dos restaurantes são um perigo para a saúde pública. Um pouco assustador, especialmente para quem gosta de comer fora frequentemente e ir experimentando novos spots.

Como infrações contraordenacionais foram ainda detetadas falta de implementação do HACCP, falta de afixação de avisos obrigatórios designadamente venda de bebidas alcoólicas e tabaco, incumprimentos relativos ao Livro de Reclamações, falta de comunicação prévia no âmbito do exercício da atividade e falta de controlo metrológico.


Sobre o Autor

ELEgante

O homem urbano e cosmopolita, moderno e com bom gosto. Sabe o que quer, vive como gosta.