Nós sabemos, isto é tudo muito bonito, mas quando andas a gerir o teu tempo entre vida social, vida académica e aspirações profissionais, não é fácil que sobre cabeça para pensar em ser a pessoa mais saudável.
Os cuidados com a saúde e forma física devem ser uma constante logo a partir dos primeiros anos de vida adulta, mas os tempos de faculdade, a entrada no mercado de trabalho, a falta de rotina e a construção de uma família nem sempre permitem colocar o bem-estar em primeiro lugar.
No entanto, a partir dos 30 anos, começa a ser crítico ter preocupações com a saúde e bem-estar. Se o que ficou para trás ainda pode ser corrigido e alterado, o que se faz nesta altura vai condicionar o teu bem estar nos anos que te restam.
Não há uma fórmula mágica, mas há alguns pontos de mudança de vida que convém ires alinhando até entrares na casa dos 30.
1 – Não fumar. O tabaco continua a ser um dos maiores desencadeadores de cancro a nível mundial e é mesmo daqueles hábitos que não podem continuar;
2 – Criar uma rotina de sono, visto que a privação deste afeta negativamente a saúde física e mental a vários níveis;
3 – Praticar exercício físico com regularidade, dando importância ao corpo como um todo;
4 – Comer melhor: cortar com as comidas plásticas e refrigerantes. Procurar comida saudável;
5 – Aprender a poupar dinheiro, seja para uma viagem de sonho ou para uma mudança de vida. É sempre bom ter também um pé de meia para lidar com imprevistos;
6 – Seguir um sonho, esteja ele relacionado com a carreira, com a vida pessoal ou familiar;
7 – Praticar a gratidão. Aprender a ser feliz e a dar valor a tudo o que aumenta a felicidade;
8 – Parar de querer agradar aos outros ou tentar satisfazer tudo e todos;
9 – Parar com as comparações, seja a nível físico, monetário, laboral, etc.; Não olhes para o que os outros têm, foca-te na felicidade que te dá a tua própria vida. No fundo não conheces a vida dos outros, não sabes sequer o que se passa por detrás daquela “perfeição” do instagram. Não faz sentido invejar.
10 – Perdoar-se pelos erros, afinal, todos os cometemos e temos apenas que saber lidar com eles e evitar repeti-los.
11 – Estabilidade emocional. Por esta altura já deve ter passado a fase de descoberta e exploração. Ter alguém a nosso lado com quem partilhar um projeto de vida pode ter uma importância vital, tanto nos bons como nos maus momentos.
12 – Ter hobbies e passatempos. Seja andar de mota ao fim de semana, ir à pesca, jogar futebol, tocar um instrumento ou pintar, nunca te esqueças de guardar um tempo para fazer algo cujo único propósito é divertir-te.