Provavelmente cresceste com alguém a dizer-te que “o crime não compensa”, que deves ser honesto, trabalhar com brio e seriedade, cumprir a lei e respeitar os outros. Enquanto isso, as elites estão a rir-se de ti.
Infelizmente, é triste admiti-lo, mas hoje em dia o crime compensa… desde que faças parte de uma elite económica, política ou social. Mais do que nunca, quem tem dinheiro, poder e influência parece estar acima da lei.
Este excelente artigo do huffpost mete o dedo na ferida e cita casos que há meia dúzia de anos teriam manchado para sempre a reputação das pessoas e empresas envolvidas. Hoje passam com uma suave reprimenda e na semana a seguir já se fala de outra coisa.
Estamos a falar de casos de corrupção e criminalidade em geral e apesar de o artigo se focar na América, facilmente se percebe que muitos pontos também são verdade por cá.
Os números são no mínimo chocantes: todos os anos as grandes empresas americanas cometem fraudes que prejudicam o país em 360 mil milhões por ano.
São precisos 20 anos de criminalidade “de rua” para atingir valores semelhantes.
Só a fuga aos impostos rouba à economia americana 10 mil vezes mais dinheiro, todos os anos, do que todos os assaltos a bancos juntos.
O artigo está mesmo bem feito, se tiveres um tempinho lê. Está em inglês mas vale bem a pena.