Muita gente não sabe, mas grande parte dos contos infantis tem origens em histórias bem macabras. Este tem muitos nomes, em Portugal também há quem chame “João e Maria”.
Basicamente é a história de dois irmãos que se perdem na floresta e acabam na casa de uma bruxa que os trata muito bem e os enche de doces… apenas com a intenção de os engordar e um dia os comer.
A história tal como a conhecemos dos Irmãos Grimm é uma versão esterilizada para a classe média do século XIX, mas a original era uma demonstração da dureza da vida na Idade Média.
Devido à fome e à constante escassez de comida, o homicídio infantil era uma prática comum na Idade Média. Nesta história os irmãos são deixados no bosque para que morram ou desapareçam porque não podem ser alimentados.
Finalmente este conto vai ter uma versão bem sombria em que não se usa uma casinha de pão de ló, e as coisas podem realmente ficar feias. Parece-me interessante!
É sempre fixe quando pegam nestes contos e mostram o seu lado mais dark! Outros como por exemplo os três porquinhos ou a pequena sereia também davam muito material para a versão de terror. É pensarem nisso!