E se muito do que julgamos saber sobre COMER CARNE for mentira?

Se há algo transversal a toda a população, sejamos novos ou velhos, ricos ou pobres, é que temos de nos alimentar. Assim, este é um tema que interessa a todos e sobre o qual todos têm de fazer escolhas.

Sejam essas escolhas ditadas por razões culturais, religiosas, de saúde ou de consciência, é importante ter acesso à informação científica que nos permite decidir em segurança e com noção das consequências.

Um mito que ainda circula bastante é o de que se não se comer carne não se tem força. Fica-se um palito sem músculos, porque os músculos precisam de proteína animal para crescerem e se manterem. Ora isso não é de todo verdade.

O documentário “The Game Changers” defende que atletas não precisam de consumir carne e outros alimentos de origem animal para terem a força necessária à sua atividade, citando até o exemplo dos gladiadores romanos, quase todos vegetarianos.

Em setembro, a obra foi anunciada como best-seller em pré-venda no iTunes, superando filmes como “Toy Story 4”, “O Rei Leão”, “It – Chapter Two”, “Velozes e Furiosos” e “Era Uma Vez em Hollywood”.

O documentário contrapõe estereótipos sobre a forma física e performance dos vegans, e prova que pessoas que não consomem nada de origem animal também têm condições de se destacar em modalidades desportivas de alta performance. O documentário conta com nomes de peso! 

Participam nele figuras como o “Strong man” Patrik Baboumian ( vegetariano e detentor do título de homem mais forte da Alemanha ), o piloto de Fórmula 1 Lewis Hamilton, o maratonista Scott Jurek e o halterofilista olímpico Kendrick Farris, entre outros atletas de diversas modalidades.

Outro fator de destaque de “The Game Changers” é a participação do ex-fisiculturista, ator e ex-governador da Califórnia Arnold Schwarzenegger, que declara seu apoio ao veganismo e fala sobre o seu esforço presente em se afastar dos alimentos de origem animal.

O filme tem realização de Louie Psihoyos, que venceu o Oscar em 2009 com o filme “The Cove”, e produção do cineasta vegan James Cameron, que produziu e dirigiu filmes como “O Exterminador Implacável”, “Titanic” e “Avatar”.

Antes da versão final, o documentário foi apresentado em festivais como o Sundance, Festival de Cinema de Berlim, Toronto International Film Festival e DC Film Festival, onde recebeu elogios. Obviamente também recebeu críticas por parte dos que acreditam que o consumo de carne e produtos de origem animal é fundamental.

Seja como for, se o tema te interessa, é um conteúdo a não perder.


Sobre o Autor

ELEgante

O homem urbano e cosmopolita, moderno e com bom gosto. Sabe o que quer, vive como gosta.