Portugal vai ter mais 57 MIL MILIONÁRIOS nos próximos 5 anos

Espera-se que haja mais 57 mil milionários em Portugal nos próximos 5 anos. Nesta estatística não me importava de entrar! Parece que Portugal está, e vai continuar, entre os países do Mundo em que o número de milionários mais aumenta. 

Há, actualmente, 117 mil portugueses que são milionários. Mas o número deverá crescer para 174 mil em 2024, o que constitui uma subida de 49% que supera o aumento médio esperado de milionários a nível global.

A má notícia é que vamos continuar pobres e mesmo os supostos milionários não vão ter a vida facilitada. É que na base deste aparente aumento de património não está um maior nível de empreendedorismo nem uma maior criação de riqueza… muita gente vai tornar-se milionária apenas porque é dona de casas que vão ficar cada vez mais caras.

Estes dados são avançados no Relatório Mundial de Riqueza do Credit Suisse que prevê que Portugal é dos países que mais milionários vai criar nos próximos 5 anos.

“Entre as economias desenvolvidas, o número de milionários na Alemanha, França, Itália e Suécia deverá subir em linha com a média mundial. No Canadá e em Espanha deverá crescer um pouco acima da média e no Japão e em Portugal muito melhor do que a média”, constata o relatório.

Actualmente, há 117 mil portugueses que se podem considerar milionários, com patrimónios superiores a 900 mil euros.

Há 110 mil pessoas com riquezas entre um milhão e 5 milhões de euros, 4620 com fortunas entre 5 milhões e 10 milhões de euros; 1761 milionários com patrimónios entre 10 e 15 milhões de euros; 73 pessoas têm entre 50 e 100 milhões de euros; 28 detêm entre 100 e 500 milhões de euros; e apenas dois milionários têm fortunas superiores a 500 milhões de euros.

Até 2024, haverá 174 mil milionários portugueses, de acordo com o relatório do Credit Suisse, o que constitui um aumento de 49%.

O Banco aponta que os endinheirados portugueses são, sobretudo, detentores de activos não financeiros, com destaque para o património imobiliário.

A subida no número de milionários está directamente associada ao aumento dos preços imobiliários.

O Credit Suisse aponta que até 2024, vão aparecer 16 milhões de milionários a nível mundial. o número global de milionários passará, assim, a ser de 62 milhões de pessoas.

A entidade repara ainda que os 1% mais ricos do mundo controlam 45% de toda a riqueza do planeta – em 2018, controlavam 44,9% e em 2017, 44,1%.


Sobre o Autor

ELEgante

O homem urbano e cosmopolita, moderno e com bom gosto. Sabe o que quer, vive como gosta.