Matilde JÁ CONSEGUIU os 2 milhões.. mas é possível que o Estado pague o tratamento

O caso deu muito que falar e mobilizou o país inteiro. A Matilde tem uma doença rara e para lhe salvar a vida seria necessário o medicamento mais caro do Mundo, que custa cerca de 2 milhões de euros.

Os pais pediram ajuda e em poucos dias os portugueses já se tinham unido para lhes fazer chegar o dinheiro! Sim, os 2 milhões já foram atingidos.

No entanto as boas notícias não ficam por aqui. Parece que o Estado português, o hospital de Santa Maria e o Infarmed estão a trabalhar juntos para ver se pode ser o próprio Estado a acelerar o processo e pagar a conta.

Se isto for verdade são excelentes notícias e algo absolutamente incrível… SE ISTO FOR VERDADE até pago o IRS com um sorriso no rosto este ano.

Segundo dá conta a Visão, as autoridades nacionais e a Novartis estão em conversações intensas nos últimos dias, e que a farmacêutica já foi contactada para esclarecer quanto tempo necessita para colocar o medicamento em Portugal.

O procedimento é complexo, uma vez que esta terapia ainda não está aprovada na União Europeia. Esta tarde vai decorrer uma reunião no Infarmed para se afinarem os últimos detalhes, onde estarão presentes o diretor clínico do Hospital de Santa Maria, onde a criança está internada, os responsáveis do Infarmed e do laboratório farmacêutico.

O Infarmed terá de aprovar a administração do medicamento em tempo record e o hospital e o próprio serviço onde o medicamento será administrado terão de ser certificados. Mas no máximo em uma ou duas semanas, a Matilde poderá estar a receber o tratamento “milagroso” no âmbito do Serviço Nacional de Saúde.

Para isso, terá primeiro de ser estabilizada a sua condição clínica, que se agravou nos últimos dias e que obrigou a um internamento nos cuidados intensivos. Só quando a equipa médica do hospital de Santa Maria considerar a criança estabilizada e apta a receber o tratamento é que o processo poderá avançar.

A médica que acompanha a criança só chega amanhã de férias e só nessa altura poderá prescrever o tratamento, se entender que é imprescindível e a melhor solução para a Matilde. Nesse caso, Santa Maria solicitará uma autorização de utilização excecional para que o Zolgensma seja ministrado no SNS.

Os pais, que entretanto informaram na sua página de Facebook que já conseguiram angariar mais de 2 milhões de euros em fundos, esclareceram que “o valor que não for utilizado no tratamento da Matilde será doado às famílias com outras “Matildes”. Pode bem vir a ser esse o caso.

Obviamente quem deu dinheiro espera que seja usado para este fim. É esperar para ver, o que interessa é que a bebé receba o tratamento o mais rapidamente possível.


Sobre o Autor

ELEgante

O homem urbano e cosmopolita, moderno e com bom gosto. Sabe o que quer, vive como gosta.