Ferrari SF90 Stradale. É o mais potente, o mais rápido e o mais sofisticado de todos os Ferrari de estrada já produzidos! A marca escolheu Portugal para fazer o video de apresentação.
Foi no autódromo do Algarve, e numa autoestrada estrada que parece ser a A2 que o SF90 se deu a conhecer ao mundo em toda a sua elegância e potência. Podes ver aqui o video:
O SF90 Stradale é o primeiro híbrido plug-in (PHEV) da Ferrari, pois se o La Ferrari era um híbrido, não era recarregável, nem conseguia percorrer uma determinada distância em modo exclusivamente eléctrico, explica o Observador num excelente post que fez sobre a máquina.
O motor é uma evolução do 3.9 V8 biturbo utilizado pelo 488 Pista, que viu a potência subir dos originais 720 cv para 780 cv. Parte da explicação fica a dever-se ao incremento da cilindrada, uma vez que o motor passou de 3,9 para 4,0 litros, mas também contribuíram a injecção directa de gasolina a 350 bar (nunca foi tão elevada), uma pressão de sobrealimentação superior e wastegates controladas electronicamente em cada um dos turbocompressores.
Mas os 780 cv do 4.0 V8 são apenas o princípio, uma vez que o novo Ferrari conta com mais três motores e todos eléctricos, acrescenta a notícia do Obervador. O primeiro é o denominado MGUK (Motor Generator Unit Kinetic), similar ao que montam os F1 da casa, destinado exclusivamente a recarregar a bateria, surgindo instalado entre o V8 e a caixa, uma automática de oito velocidades e dupla embraiagem, 30% mais rápida do que a que está ao serviço do 488 Pista.
O SF90 Stradale bate o LaFerrari?
Bate. Para já em potência, pois tem 1.000 cv em vez de 963 cv, mas possui ainda esta potência durante mais tempo, pois se é pequena a nova bateria de 7,9 kWh, a realidade é que permite contar com a ajuda dos motores eléctricos durante um período superior. A potência gerada pelo motor de combustão a gasolina caiu de 800 cv (um V12 atmosférico) para 780 cv (um V8 biturbo), mas a potência dos motores eléctricos é de agora 220 cv, em vez de apenas um a fornecer 163 cv.
Enquanto o LaFerrari coloca toda a sua potência através das rodas posteriores, o SF90 Stradale divide o mal pelas aldeias, ou seja, os 780 cv são colocados atrás, para os 220 cv passarem para o asfalto através das rodas dianteiras. E, segundo a Ferrari, é o facto de possuir tracção integral que torna o novo modelo mais eficaz, com os dois motores eléctricos a ajudarem a estabilizar o comportamento, tornando-o mais eficaz e menos assustador para quem vai ao volante e decide abusar da sorte.
Em termos de prestações, o LaFerrari anuncia 350 km/h, contra os 340 km/h do novo SF90, mas já a vantagem de 0-100 km/h é bastante mais expressiva e favorece o Stradale, com o novo superdesportivo a atingir esta fasquia em 2,5 segundos, contra os 3,0 segundos do seu antecessor. Caso se considerasse a aceleração 0-200 km/h, a vantagem do SF90 (chega lá em 6,7 segundos) seria ainda superior. A rapidez do novo desportivo impressiona, tanto mais que acusa um peso de 1.570 kg, com 270 kg a serem responsabilidade do sistema híbrido e da tracção dianteira, com a Ferrari a aproveitar as alterações que introduziu no chassi para o tornar mais rígido 20% longitudinalmente e 40% em torsão. O comportamento agradece, com a casa de Maranello a anunciar já a melhor volta obtida na pista de Fiorano, em 1 minuto e 19 segundos.
Fonte: Observador