O novo presidente da Ucrânia é um Comediante

Se nós temos o “Presidente dos abraços”, a Ucrânia agora tem o “Presidente das Gargalhadas”. Volodymyr Zelenskiy venceu a segunda volta das eleições ucranianas, derrotando o até agora Presidente Petro Poroshenko, e é o novo chefe de Estado do país.

Depois de ter feito de Presidente na televisão, convenceu os ucranianos de que seria realmente a pessoa certa para o cargo! É uma situação um pouco bizarra mas não inédita. Afinal, até o nosso próprio Presidente só chegou ao cargo depois de largos anos a seduzir os portugueses no pequeno ecrã. A única diferença é que Marcelo Rebelo de Sousa já era, para além disso, uma pessoa super qualificada e com extensa experiência política.

Mas quem é afinal o homem que vai presidir a Ucrânia? Ator, apresentador, realizador e produtor.

Volodymyr Zelenskiy, de 41 anos, é considerado pelos ucranianos uma “pessoa verdadeira”, que foge da tradicional “elite política” e que transmite ideias positivas para o país.

Na televisão, o candidato à Presidência foi protagonista da série ‘Servos do Povo’, onde interpretou um professor que acidentalmente chegou a chefe de Estado do país, depois de ter feito um discurso efusivo sobre a política ucraniana que se tornou viral nas redes sociais.

Apesar de muitos terem expectativas elevadas em relação ao comediante e ao que pode mudar na Ucrânia, as ideologias políticas de Zelenskiy estão longe de ser conhecidas.

Durante a campanha afastou-se da comunicação social, não deu entrevistas e usou essencialmente as redes sociais para falar com os eleitores.

Será que realmente vai mudar alguma coisa? É esperar para ver.

Cá em Portugal temos o caso do Manuel João Vieira, dos Irmãos Catita, que também tenta sempre ser eleito para Presidente da República. O “Candidato Vieira” já mostrou esta ambição em 4 atos eleitorais, mas até agora sem sucesso.

No entanto já avisou até que só vai desistir quando for eleito, por isso não estamos livres de que algo semelhante ao que se passou na Ucrânia também aconteça por cá.

Fonte:TSF


Sobre o Autor

ELEgante

O homem urbano e cosmopolita, moderno e com bom gosto. Sabe o que quer, vive como gosta.