Prisão de Assange chama atenção para documentos secretos divulgados pelo WIKILEAKS

É mesmo muita coisa! O volume de documentos que foi divulgado diz respeito a governos e empresas de todo o Mundo. Portugal não ficou de fora e um dos ficheiros que mais tem dado que falar é um relatório da PJ sobre o caso da Maddie. Tudo pode ser consultado online! Vê isto.

Julian Assange foi detido na quinta-feira na embaixada do Equador, em Londres. Se isto pretendia calá-lo, não correu bem. Só chamou atenção para os documentos secretos que o WikiLeaks colocou online. Em causa estão milhares de dados secretos de governos e empresas de inúmeros países.

Os dados brutos mostram contratos, atas de reuniões e documentos. O material já tinha sido divulgado há algum tempo mas não tinha recebido a atenção devida por parte dos jornalistas.

Muitos jornalistas e até alguns não-jornalistas como nós até pensaram que tinham sido divulgados novos documentos agora, como retaliação à prisão de Assange, coisa que o Wikileaks já veio desmentir.

Entre os documentos agora disponíveis na Internet, constam informações sigilosas sobre o Governo dos Estados Unidos, o que provocou o pedido de extradição do fundador do WikiLeaks. No país, o ativista é acusado de conspiração e arrisca uma pena até cinco anos de prisão.

Podes ver todos os ficheiros disponibilizados, aqui.

São milhares e milhares!  Muitas das linhas que vês nessa lista são diretorias ou ficheiros zipados que por sua vez têm outras dezenas ou centenas de ficheiros lá dentro. 

O arquivo contém mapas dos projetos de TGV em Portugal, um relatório da Polícia Judiciária sobre o caso do desaparecimento de Maddie McCann, diversos itens sobre as forças militares norte-americanas e os atentados de 11 de setembro. Timor-Leste é também um dos temas que se pode encontrar na lista com milhares de entradas.

Finalmente vão ver isto com mais atenção? Ainda vai dar pano para mangas.

Apesar de tudo também é preciso referir que nem todos os documentos foram verificados e pode haver informação falsa no meio deles. Há por exemplo um na lista que diz respeito a Steve Jobs e à hipótese de ele ter HIV. Já se percebeu que esse documento foi forjado e as datas e assinaturas não batem certo. Inclusivamente fala-se no documento de empresas que ainda nem existiam à data.

Fonte: Zap

Actualizado Domingo, 14 de Abril às 12:39 para incluir a declaração do Wikileaks e a informação sobre o falso historial clínico de Steve Jobs.


Sobre o Autor

ELEgante

O homem urbano e cosmopolita, moderno e com bom gosto. Sabe o que quer, vive como gosta.