Achas que gostas de WASABI? Provavelmente enganaram-te

O wasabi é muito popular entre quem gosta de sushi e comida japonesa em geral. No entanto, estima-se que 99% do wasabi consumido seja falso e não contenha qualquer vestígio de wasabi.

Aquela pasta verde com um tipo de picante peculiar, que não pica imediatamente na boca mas sobe até ao nariz como um fogo de artifício ou uma pastilha efervescente até te deixar os olhos em lágrimas. É uma sensação única e há quem adore! Eu sou um deles. hehe

Para além do wasabi servido nos restaurantes japoneses podes comprar por cá vários produtos com wasabi, como amendoins cobertos ou mesmo em pó para cozinhar. No entanto, é possível que nunca tenha provado o VERDADEIRO wasabi. 

Isto porque a Wasabia japonica, o verdadeiro wasabi,  é o produto mais caro de cultivar em todo o mundo, e um dos mais difíceis. A temperamental planta semi aquática nativa dos rios do Japão central demora anos para poder ser colhida após ser plantada. Depois de moído, o wasabi verdadeiro perde o seu sabor em cerca de 15 minutos.

Na verdade o wasabi que usamos não tem nada a ver com o verdadeiro. O que comemos trata-se de Armoracia rusticana, rábano picante, uma planta bastante vulgar e fácil de plantar cujas raízes também podem ser trituradas para gerar um condimento picante. Junta-se ao rábano moído um pouco de mostarda e corante verde e… magia, tens uma pasta barata a que chamam wasabi! Para além de ser barata esta pasta preserva o seu sabor durante muito mais tempo, sendo mais fácil de usar na cozinha e mesmo vender no supermercado. Só é pena não ser wasabi.

Diz quem provou o verdadeiro wasabi que depois de o fazer é quase impossível voltar a gostar da cena falsa.


Sobre o Autor

ELEgante

O homem urbano e cosmopolita, moderno e com bom gosto. Sabe o que quer, vive como gosta.